Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

O INCOMPREENSÍVEL E AS NOITES ESCURAS DA ALMA

O INCOMPREENSÍVEL E AS NOITES ESCURAS DA ALMA
Kelim Valentini
fev. 12 - 3 min de leitura
010

Aqui segue o meu relato sobre as noites escuras da alma, pessoal e do sistema familiar.

As noites escuras da alma é um conceito bonito para padecimentos e sofrimentos em que a alma humana passa pelo seu caminhar na vida. Todos nós passamos por circunstâncias acerca de relacionamentos, problemas financeiros, doenças, perda de um ente querido, etc.

Passamos por situações para as quais não nascemos preparados. Estamos aqui aprendendo sobre a nossa mente, corpo, espírito e a relação humana.

Talvez esse texto seja muito simples para representar a dor de uma pessoa. É muito singelo para significar algo quando uma pessoa ficou lutando pela vida por causa de um câncer ou a perda de um filho, mas separei aqui algumas noites escuras do meu sistema familiar e pessoal para exemplificar os padecimentos e o quanto eles nos deixam mais fortes.

Em um dos dias em que estava com a minha avó paterna, eu ainda era  adolescente,  ela me contou que, quando eles moravam no bairro do Cambuci/São Paulo/SP, na década 50, ocorriam chuvas torrenciais onde inundava o bairro, mas nunca tinham chegado a entrar na casa. Até que um dia a chuvarada começou a entrar na casa.

Ela dizia que a água subia e subia e eles começaram a levantar os móveis. E a água continuou subindo e subindo até o tornozelo, até a coxa, e sobre móveis. Foi um levanta daqui e levanta dali... A água ultrapassou a região peitoral deles... Já não tinha como salvar os poucos bens que tinham.

Em um determinado momento, minha avó viu uma baianinha linda (que tinha ganhado do meu avô e guardava com muito esmero), passando na frente dela e saindo pela janela. Num impulso, ela saiu atrás da boneca e meu pai a agarrou, pois a água era tanta que minha avó iria ser sugada pela correnteza.

Eles sobreviveram sem bens, sem roupas, sem mantimentos. Passaram por um período de muitas noites escuras de restrição alimentar e de roupa, de tristeza... Um sofrimento que não durou um dia, mas um período, um tempo até que eles conseguiram sair daquela casa e ter a própria casa.

Também tive padecimento na enchente em 2011, aqui em Itajaí. Uma água barrenta, suja, invadiu a casa, estragando mobílias, cama etc.  Foi um tanto traumático, não tínhamos onde ficar e toda cidade estava debaixo d´água.

Ver pela televisão algum desastre ou ouvir falar de algum sofrimento é bem diferente de ter passado por um.

Por uma ação divina, todos conseguimos passar vivos, como se fosse um renascimento. 

Que essas poucas linhas possam honrar a dor de todas as pessoas e que sejam abençoadas pelas suas petições diante do Divino.

 

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.