[ editar artigo]

O MEDO, A MAIS LONGA NOITE ESCURA DA MINHA ALMA

O MEDO, A MAIS LONGA NOITE ESCURA DA MINHA ALMA

 

Desde muito pequena sempre fui uma criança um tanto medrosa, com algumas situações, porém muito, mas muito corajosa em outras.

É uma tarefa muito difícil estar nesta noite escura.

Relações de co-dependência, relações simbióticas, relacionamentos disfuncionais, que não fazem mais sentido e relações abusivas, as pessoas não conseguem sair porque tiveram vínculo de amor interrompido na infância, na vida, e esses vínculos de amor interrompido fazem com que as pessoas se agarrem a qualquer tábua de salvação.

Estes foram ensinamentos deste módulo 07 e também que permearam todo esse 1 ano de estudos e vivências em nossos encontros e aulas. E a cada momento que passava tudo ficava mais claro para mim, e eu fui percebendo e dizendo, agora eu sei, agora eu vejo, agora eu posso... Foram tantos movimentos de cura nesta minha longa noite escura.

Estar dentro de um relacionamento abusivo e não conseguir sair é algo desesperador, doído, sufocante e tudo só alimentava ainda mais o meu medo. Mas um dia, tomei a decisão de sair. E sabe aquela expressão ‘vai com medo mesmo’? Então, fui. E quando pensei que tudo iria se iluminar, ficou um breu. Foram muitos e muitos sofrimentos, porque o movimento estava sendo feito, dói no início para não doer mais depois.

Dói quando se mexe na ferida.

Aos poucos, a cada encontro e vivência entre nós neste curso abençoado, outro movimento foi acontecendo dentro de mim... o movimento do amor. Afinal, como diz nossa professora Olinda, ‘se é sofrimento, tem cura’. E ela realmente vem acontecendo.

Hellinger nos diz que toda noite escura traz em si uma luz divina. E essa luz divina dentro das noites escuras, é a caridade, é a compaixão e a empatia.

Enquanto eu caminhava sozinha eu estava na noite escura. Mas quando o amor, a empatia, a compaixão começaram a fazer parte da minha vida, finalmente a luz divina vem resplandecendo novamente e minha vida.

Gratidão, gratidão a Escola Real por tudo e por tanto. Gratidão!

 

Fabiana Zappielo 

 

Constelações Sistêmicas

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Fabiana Zappielo
Fabiana Zappielo Seguir

Sou a Fabiana Zappielo, filha do João e da Belita, irmã da Fabíola e da Ana Paula. Mãe de Lucas, Felipe e Miguel aqui na terra e Maria Clara que mora no céu. Viver, amar, servir com amor ... tem coisa melhor!? Conte comigo sempre!

Ler conteúdo completo
Indicados para você