Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

O QUE EU FIZ PELOS MEUS PAIS

O QUE EU FIZ PELOS MEUS PAIS
Ana Lucia Alapone Teixeira
out. 10 - 3 min de leitura
010

 

“Somos nossos pais, avós, bisavós, trisavós e todas as gerações antes. Todos eles estão em mim e eu estarei em todos os meus descendentes” -  Olinda Guedes – Além do Aparente.

Meu papai, assim como meu vovô, sempre muito responsável, engraçado e trabalhador.

Minha Mamãe, assim como meu vovô, era brava, rigorosa e generosa.

Eu era uma criança frágil, tive anemia e sopro no coração, assim como minha vovó Isaura, era medrosa tinha medo de perder a mamãe ou que a mamãe fosse embora, quando ela saia e não deixava recado já ia olhar no guarda roupas e ver se as coisas dela estavam lá, hoje sei que foi o mesmo medo que a mamãe teve quando a vovó Isaura faleceu e a deixou órfã com 4 anos de idade.

Eu adorava passar as férias no interior, mas o papai não ia com a gente, pois ficava trabalhando e eu ficava triste, com medo por ficar longe dele. Hoje eu sei que isso eu sentia porque, você minha mamãe, também foi separada por um tempo de seu papai e hoje eu vejo o quão difícil foi para você.

Papai e mamãe viviam bem, nunca víamos eles brigarem, mas não eram de demostrar carinho, o papai até tentava, mas mamãe sempre foi rígida; não te julgo mamãe, pois sei que para você isso soava estranho, assim como soa para mim, preciso me esforçar para fazê-lo e não me sentir envergonhada, porque, minha mamãe não podia dar o que não recebeu.

Agora eu sei que posso fazer diferente e mesmo assim vou estar fazendo parte e sendo amada por todos vocês, posso demonstrar amor, abraçar, beijar, dizer eu te amo e palavras de afeto, sem me sentir envergonhada e também receber um elogio sem ficar encabulada. 

Também sei que a minha impaciência, nervoso, não saber ser delicada ao falar algumas vezes, é reflexo da minha lealdade a você mamãe e ao nosso sistema familiar.

Quanto a você papai, acredito que o que carrego é querer tudo muito certo, tanto que chega a ser chato, não tenho paciência de ensinar, assim como o senhor, e o medo de fazer um negócio, de empreender e mudar de profissão e não dar certo, porque não podia arriscar o nosso sustento, porque responsabilidade é o seu lema.

Quando tento fazer, demanda de muito esforço e fico cansada e desanimada.

Então eu no meu intimo fiz um juramento, mesmo que inconsciente, de nunca decepcionar e sempre fazer a coisa certa, mas o que é o certo? Hoje vejo que muitas vezes deixo de fazer por medo de não fazer “o certo”, de decepcionar, de ser irresponsável.

Carrego também pelo meu sistema a dor de cabeça, enxaqueca, renite, sinusite, menopausa precoce, além da dislexia e TDHA da minha filha.

Assim tenho aprendido que não herdamos somente a cor dos olhos, cabelo e pele, mas tudo o mais que está “Além do Aparente” e assim posso ir olhando para cada um desses sintomas e trilhando a minha jornada de cura.

Gratidão.

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.