DADOS DO LEITOR
Nome completo: Nivaldo Pauletti
Curso: Formação Real em Constelação Sistêmica
Turma: 7
Data da Inscrição: 02/09/2021
DADOS DO EXEMPLAR LIDO
Titulo: O QUE TRAZ QUEM LEVAMOS PARA A ESCOLA?
Autora: Olinda Guedes
Edição: 1ª Editora Appris
Local de Publicação: Curitiba/PR Ano: 2012
. Qual a mensagem global que a autora deixou para você?
A primeira escola que a criança tem é o lar da família, e depois, ao ir para a escola, a criança leva a família junto, leva os pais, e também cria novos laços com os professores e colegas; a escola se torna uma extensão da casa. Quando a família e escola estão comprometidos com métodos de educação criativos e sábios, a criança tem prazer em viver, trabalhar, sonhar e prosperar. A criança quer e precisa sentir a presença dos pais e professores, ela quer ouvir: “Eu vejo você, eu escuto você, eu sinto você”. Caso contrário seu foco será outro, podendo ser preenchido com as tecnologias modernas ou atitudes inconvenientes, carregando traumas e sofrimentos.
. A partir do que você leu, enumere 10 dicas para você criar excelência para sua vida.
1) Pais e professores têm a missão de conduzir a criança pelo caminho do conhecimento e da socialização, tornando a criança mais fortalecida e segura;
2) Tanto na família como na escola a criança precisa ser vista: “Eu vejo você”;
3) Quando uma pessoa se sente amparada, protegida, se sente segura, tudo flui;
4) Leis da Vida: PERTENCIMENTO: é pertencer, ser incluído traz segurança.
COMPENSAÇÃO: Ter o equilíbrio entre o dar e o receber, saber ser justo e honrar. Saber retribuir um bem recebido.
ORDEM: um filho sempre será menor que seus pais. Só existe um sucessor por conta de um antecessor. Onde há ordem há progresso, há paz;
5) Como filho, sou continuidade dos meus pais, eles estão em mim, tenho minha missão a cumprir;
6) A escola é a continuidade da nossa casa, onde continua o aprendizado sobre o social, o perdoar, reconciliar, incluir, ordenar;
7) Nos preocupar menos e confiar mais. Confiança é bênção, é cura;
8) Nos sentimos mais seguros quando um se importa com o outro, quando “eu vejo, escuto e sinto você”;
9) Um filho, uma criança necessita do contato físico, do cuidado, do acalanto dos pais, da família. Ela precisa se sentir pertencente;
10) Saber reconhecer e honrar os professores, sermos grato por tudo o que fazem aos filhos.
. Considerando a realidade onde vive, o que você aplicou, imediatamente, assim que leu? (Qual tópico, qual ideia? - cite o capítulo, página e a ideia).
Tenho um filho de 6 anos e pouco. Comecei a dizer a ele: “filho, eu vejo você, eu escuto e sinto você, eu confio em você”.
. O que você transformou em si mesmo com a leitura deste livro?
Meus pais, embora falecidos, estão muito mais presentes em minha vida, me acompanhando, conduzindo, me dando proteção e segurança. Sou parte, sou fruto de uma história, sou continuidade dos meus antepassados, minha missão está sempre mais clara.
. Quais as mudanças que você se compromete em tornar real a partir desta leitura?
Conduzir e acompanhar melhor o meu filho para a vida. Ao atender meus clientes, como terapeuta, vou ter presente os ensinamentos deste livro.
. Se você encontrasse a autora do livro, o que você diria a ela?
Gratidão pela sua sabedoria em escrever esse livro, ele me fez recordar e relembrar minha história, minha criação, a família, a escola, professores, colegas. Quero ser um filho melhor e um pai melhor.
. Enumere 3 pessoas as quais você sugeriria este livro e justifique.
- Roseni Alcântara de Souza, mãe do meu filho;
- Beatriz Pauletti Piroca, minha mana e dinda do meu filho;
- Salete Bovo, amiga e madrinha do meu filho.
#fichamento
#sabersistemico
#escola
#novolivro