DADOS DO LEITOR
Nome completo: Claudiani Chaves
Curso: Formação Real em Constelações sistêmicas
Data: 22/03/2021
DADOS DO EXEMPLAR LIDO
Título: O que traz quem levamos para a escola
Autor(es): Olinda R.P.Guedes
Edição : 2ª Edição Local de Publicação: Curitiba
Editora: Appris Ano: 2014
Orientação Para Fichamento
1-Qual a mensagem global que o autor deixou para você? Resuma em, no máximo, 4 linhas.
O título nos apresenta : O que traz quem levamos para a escola, é um livro indicado aos pais, pois trata de quem levamos para a escola. Aos Educadores, como eu, ter a percepção de todos trazem uma bagagem para a escola, experiências, familiares, medos, apreensões e que a escola deve perceber as “bagagens” das crianças, dos pais, dos educadores ....
2-A partir do que você leu, enumere 10 dicas para você criar excelência para sua vida.
Olhar o outro
Sair de uma posição de superioridade
Observar a criança
Perceber os pais
Empatia
Hierarquia
Trazer a força dos pais para a escola
Necessidade de pertencimento
O professor é um aliado
Todos tem uma família
3-Considerando a realidade onde vive, o que você aplicou, imediatamente, assim que leu? (Qual tópico, qual ideia? - cite o capítulo, página e a ideia),
Como diretora de uma escola, apliquei a dinâmica com os professores, em tempos de pandemia, de ver seus antepassados, seus pais apoiando o seu trabalho e que naquele momento eu via que eles não estavam sozinhos, eles traziam consigo seus pais para aquele início de ano letivo, a força de cada um deles para esse desafio; bem como senti os meus... Naquele momento não estávamos em somente seis pessoas, mas que aquela sala estava cheia de pessoas e a energia daquelas pessoas.
O tópico que me levou a essa dinâmica: Minha escola... A escola Viva! –capítulo 3; página 49.
Cada um deveria se sentir com a sua criança e suas necessidades vividas (lá atrás), amparada pelos seus pais.
E agora, como professores, nesse momento tão inóspito, inesperado e inseguro, com a força necessária para tomar decisões conscientes como professores.
4-O que você transformou em si mesmo com a leitura deste livro?
A leitura desse livro me trouxe paz, pois muitas vezes me sinto sozinha, rebeldinha em pensar dessa forma, em buscar ter consciência amorosa com meus alunos, meus professores e com os pais.
Percebo as necessidades e carências das crianças e dos adultos, todos buscando pertencer, todos implorando por ordem... sem saber como.
Agora eu sei!
5-Quais as mudanças que você se compromete em tornar real a partir desta leitura?
Trazer para minha vida, para meu trabalho olhar amoroso e carinhoso, empatia, “ver” o que cada um traz para a escola; inclusive eu.
6-Se você encontrasse o autor do livro, o que você diria a ele?
Que olhar doce, real, fundamental ...
Você me ampara, pois agora eu sei que estou no caminho certo!
7-Enumere 3 pessoas para as quais você sugeriria este livro e justifique.
Eu indicaria a todos os pais! Só para começar, talvez eu leia para eles, quando possível, pequenos trechos durante as reuniões que eu fizer.
Eu indicaria para a D., que trabalha comigo, minha pedagoga, que passou a compartilhar da minha maneira de ver as coisas, as crianças...
Para minha filha Maria Carolina, que está iniciando sua carreia como professora;
Para meu filho Gilvan, professor também, porém um tanto cartesiano.
Para meus queridos professores, meus colegas, que precisam enxergar as crianças de forma mais doce.