Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

O TEMPO SEM TEMPO É O TEMPO DA SERENIDADE

O TEMPO SEM TEMPO É O TEMPO DA SERENIDADE
Maristela Bertuol de Melo
jul. 23 - 7 min de leitura
000

 

 

 

Existem inúmeras ferramentas, inúmeros recursos para ajudar uma constelação a acontecer, estes recursos devem ser didaticamente escolhidos para tocar o coração do cliente, para trazer a atenção do cliente para os pontos que são necessários, eles não devem nunca tirar a atenção do cliente, dispersar.

Os elementos, os recursos utilizados para que as constelações aconteçam devem ser escolhidos e estudados pelo terapeuta.

As constelações na água surgiram como um método, depois de bastante buscas para encontrar recursos que tocassem o coração do cliente, no atendimento individual.

As constelações na água tem vantagem com relação às constelações com Playmobil, porque é possível que os objetos flutuantes se movam de acordo com o campo do cliente, isso toca profundamente o coração do cliente. Este método com estes bonecos foi desenvolvido pela terapeuta Olinda Guedes.

Seria interessante usar exatamente estes bonecos para fazer a constelação na água. Daqui a alguns anos, um ou dez, talvez todos também possamos ter uma intuição e desenvolver o próprio método, essas intuições são de confiança quando elas surgem a partir de dez mil horas de prática.

O tempo é um dos grandes aliados para os milagres. Os milagres necessitam do tempo, não do tempo dos relógios, mas do tempo do coração, que passa pelo tempo dos relógios, chamamos de tempo da serenidade, é o tempo quântico, é o tempo sem tempo, é o tempo sem ontem e sem amanhã.

Muito lindo percebermos, quando estamos na vibração dos milagres, na memória do campo. Quando estamos em sintonia com o campo, com a perfeição da vida, esta perfeita sintonia nos permite entregar a tudo aquilo que o campo nos entrega.

O sintoma é um sofrimento resistido, um sintoma é um sofrimento não experienciado, um sintoma é um amor interrompido, quando nós estamos em uma constelação, mesmo num curso, o mais importante sempre é o cliente, todo o mais fica em segundo plano.

Por isso é tão importante um estudante repetir a formação com um mesmo professor, porque os aprendizados das constelações é um aprendizado sensorial, que vai além das palavras, e para que o aprendizado aconteça de modo sensorial é fundamental que nosso corpo e dor esteja suficientemente curados.  

As constelações pedem que nós possamos utilizar muito mais o nosso coração do que nossa mente cartesiana, e nós só sabemos que estamos acertando a medida que nosso cliente demonstra que está mais em paz.

Por isso utilizamos todos os recursos que temos, inclusive de incluir todas as informações do campo. Por exemplo, numa forte chuva podemos poetizar que até mesmo o tempo pode estar em consonância com alguma constelação.

Uma constelação exige a postura de humildade, de se deixar conduzir pelo campo, uma constelação começa quando aquele que carrega o sintoma sente um desejo profundo de milagre.

Hoje numa constelação intensa é totalmente importante que o constelador atue de forma sistêmica e oriente o cliente para o cuidado de continuidade depois da sessão, o cliente é sempre protagonista.

Em casos assim, de uma sessão muito intensa, é fundamental o cliente repousar o máximo de tempo, e quando estiver em vigília, na medida do possível, ter acompanhamento de terapias sensoriais.

Como por exemplo, uma música que acompanhe o ritmo do movimento do corpo, o movimento que o corpo apresenta naquele momento, receber uma massagem que acompanhe o ritmo do corpo 

Fazer sessões de terapia ocupacional de forma a compreender o que é possível para o corpo naquele momento, de modo a dar esse corpo acalanto acolhimento.

É fundamental aromaterapia, homeopatia, cantoterapia, enfermagem, cuidado, seria fundamental ter uma companhia curativa, trabalho terapêutico 24 horas por dia.

A noite é fundamental uma enfermagem masculina, e que esta pessoa permanecesse no máximo sentada, nunca deitada, porque grandes traumas surgem da ausência do masculino, como figura protetora. O masculino tem a potencia de ser o guardião de trazer a memória da segurança.

A mãe ao honrar o pai, permite que este pai nasça para a criança. Quando a criança toma o pai, o pai surge na vida dela, assim nasce o mundo de fora, o social.

A criança a esquerda do pai, o pai toma a mão direita da criança, e conduz para escola, deste modo a criança tem a permissão de ter sucesso na vida, são todos atos simbólicos importantíssimos para a pessoa.

Basta uma mínima semelhança entre o evento atual e o evento traumático para disparar toda a memória do trauma.

 O futuro já aconteceu, já esta pronto, tudo o que vemos, pensamos hoje vai acontecer. A pessoa esta criando o futuro a partir do cotidiano, o universo diz sim para o que pensamos.

Precisamos prestar atenção, é o tempo paralelo que precisamos prestar atenção, não descuidar do nosso tempo, dos detalhes, o que realmente pensamos e queremos vai acontecer. Precisamos estar bonitas, bem cuidadas para atrair coisas boas, a vida recompensa o que pensamos e queremos.

Nós podemos decidir a nossa vida, fazer dela leve ou pesada. Isso quando adultos. Quanto mais temos atitudes congruentes com a vida vencemos a morte, sem competição, a nossa natureza é a cooperação. Estamos neste mundo para deixar um legado, um legado de amor, de servir e ser feliz.

Só conseguimos entender uma constelação sistêmica dentro de um contexto. Por exemplo, um casal quando se encontra precisa se despedir dos seus pais, então, precisam priorizar o seu relacionamento, apesar dos pais estarem internalizados,  precisamos priorizar a família, que foi criada.

Existem mitos das constelações que precisamos tomar cuidado, não podemos transformar os princípios sistêmicos em mitos, isso pode atrapalhar nossa vida. A gentileza e o amor funcionam sempre, devemos tratar a todos com gentileza, com carinho e com delicadeza.

Sempre vamos contextualizar, se o entendimento que temos de uma situação, nos faz sentirmos bem, significa que estamos no caminho certo. Aquele que triunfa perde. O sentimento de que ganhei e o outro perdeu, isso exclui, interrompemos o vínculo de amor naquele relacionamento, quando isso acontece.

Com relação a felicidade e para saber se temos saúde emocional,  existem três perguntas que precisamos responder sim:

Você é feliz fazendo o que você faz?;

 Você é feliz morando onde você mora?;

 Você é feliz com as pessoas com quem você convive?.

São perguntas importantes no meio terapêutico. E ainda uma grande habilidade que precisamos desenvolver é descriar o que não gostamos.

Aprendermos a dizer sim, e o poder de concordar, assim a vida fica melhor, sim estou a serviço.

É uma reverência a vida. É uma sabedoria da natureza. Portanto, sermos felizes.

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.