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ORDEM DA AJUDA

ORDEM DA AJUDA
Rita Mileni de Souza Lima
abr. 17 - 6 min de leitura
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A ajuda, o cuidar, tem que ter forma, tem que ter métrica. Nesse módulo a mestra Olinda ensina que, segundo Bert Hellinger, são 5 métricas para ordem da ajuda:

1 - Só podemos oferecer aquilo que realmente temos e só podemos pedir aquilo que realmente necessitamos; só podemos entregar aquilo que o outro realmente necessita.

Quando algum cliente chegar trazendo suas dores, reclamações, como terapeutas devemos perguntar o que a pessoa quer: "O que você quer? O que você gostaria?" Se ele quiser ajuda, podemos ajudar. O cliente tem que querer ajuda para si; nós podemos ajudar a pessoa a mudar a si mesma, a mudar a postura diante de uma situação, e não mudar o outro, pois não podemos atuar sobre quem essa pessoa tem uma crítica;

2 - Tomar a realidade como a realidade é, tomar as circunstancias, considerar o contexto, olhar sofrimento no contexto do sistema. Precisamos considerar o todo e na hora que se considera o todo encontramos junto com o cliente a solução. Como no livro “A arte da guerra” nos ensina: há de ser conhecer o território;

3 - Devemos considerar o cliente como uma pessoa adulta, como amadurecido, como grande, nós terapeutas e os clientes como dois iguais, a ajuda deve acontecer de adulto para adulto, pois todos somos protagonistas das nossas vidas;

4 - Quando recebemos a queixa do cliente, não devemos considerar somente no “aqui e agora”, nem reverberando somente nas situações em que o cliente apresenta, precisamos considerar os antepassados, a história familiar, a história profissional. Jamais colocar o cliente como certo e o sistema familiar culpado; não devemos assumir posturas presunçosas, olhar com amor e respeito a história do cliente;

5 - Podemos ajudar somente quando, em nosso coração darmos um lugar ao cliente e todo seu  sistema, sem julgamentos. Se  não for possível dar um bom lugar a situação, por  princípios ou motivos seus, melhor encaminhar o cliente a outro terapeuta.

Na  aula 2 nos é ensinado sobre as gramáticas das constelações, onde aprendemos sobre a metodologia para observarmos, percebermos os sinais que o cliente nos traz, como ele se comporta desde o agendamento, da primeira conversa e podemos observar postura, comportamento e ocorrências e então relacioná-las com as informações que o campo nos mostra além do aparente.

Fatos traumáticos são as raízes dos segredos e precisamos estar atentos à essas informações. Muitos comportamentos e perfis nos mostram os possíveis eventos ou traumas memórias pessoais ou transgeracionais. Estilo de vida e preferências, como os contos e fábulas, trazem muitas informações acerca do sistema do cliente. 

Um ponto muito importante dessa aula é que, quando seguimos as métricas das constelações e tocamos o coração da pessoa, com apenas uma frase ou uma palavra, podemos concluir a constelação, pois isso completa ou inclui.  E que a cura é jornada e o cliente só estará liberado quando sentir-se feliz e próspero.

Na aula 3 estudamos sobre as frases e palavras e soluções para ajudar o cliente a chegar no seu estado desejado no menor tempo possível,  precisamos usar frases de pertencimento, compensação e frases de ordem. As frases sistêmicas encontram todos os itens necessários no momento preciso. Essas frases completam, incluem, confortam, compensam e, como a mestra diz em tom poético: "são frases que saem do coração do terapeuta para o coração do cliente".

A mestra nos orienta a alimentarmos nossas mentes com poesia e música, pois assim podemos ir além da visão mecanicista, além do aparente. Ler e fazer poesia nos proporcionará condições para que nossas palavras sejam chuvas de bênçãos para o cliente.

Na aula 4 aprendemos sobre os cuidados após a constelação. A mestra nos ensina que devemos ter pelo menos duas horas reservadas para nosso cliente. Após a constelação sempre indagarmos ao cliente com ele se sente, como foi para ele, se foi o esperado, se suas expectativas foram alcançadas.

Quando uma se encerra uma constelação, o cliente tem que se sentir bem e, caso isso não ocorra, precisamos encerrar cuidando do nosso cliente. Nós terapeutas precisamos ajudar o cliente a cuidar de si.  Estabelecendo sempre um vinculo, focando no bem estar dele e acompanhando a sua jornada de cura de pelo menos 1 ano, com no mínimo 12 sessões ou constelações. 

As tarefas após as constelações, seja o uso de outras técnicas, ou tarefas mesmo, devem ter o objetivo de ajudar nosso cliente a sair dos seus emaranhamentos.

Na aula 5 a mestra nos ensina sobre os cuidados e métricas sobre o atendimento online:

  • Facilitar tudo para seu cliente;
  • Usar a ferramenta que ele se sinta mais confortável;
  • Conhecer as habilidades digitais do cliente;
  • Pedir que o atendimento tenha privacidade, evitar a interrupção;
  • Pedir para o cliente ter ao alcance, lenços, uma manta, uma água, um chá;
  • Como terapeutas, devemos estar atentos para atender em local iluminado e agradável. Pedir para ver o cliente, sempre que possível, também estar com essas condições;
  • Solicitar o bom enquadramento para ver as feições faciais dele;
  • Produzir um material que pode ser uma cartinha com a acolhida e recomendações ao cliente para a constelação online.

Esse módulo é uma preciosidade que fecha as aulas sobre a formação em constelação sistêmica da Escola Real e nos ensina como servir com métrica e ética, pois quem se importa serve.

Como dizem os lemas da Escola Real: Cuidar do ser; quem se importa serve e só serve quem se importa!

#mod08

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