Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

ORDENS DA AJUDA

ORDENS DA AJUDA
MARINEIDE LUNKES TROJACK
mai. 2 - 2 min de leitura
000

Para nos tornarmos Terapeutas Consteladores e podermos ajudar as pessoas , precisamos seguir a métrica que Bert Hellinger ensinou e denominou de ORDENS DA AJUDA.

Essa métrica é apresentada pela mestra Olinda no início desse módulo.

A primeira ordem da ajuda diz que “nós só podemos oferecer o que temos e só podemos pedir o que necessitamos”.

A segunda refere-se a “tomar a realidade como ela é”.

 A terceira que devemos “estabelecer uma relação de adulto para adulto com o nosso cliente”.

 A quarta que devemos “ouvir a queixa considerando, além do contexto do aqui e agora; todo o contexto histórico do sistema”.

 A quinta que “só podemos ajudar se não temos julgamento sobre a pessoa”.

  A mestra diz que a cada novo caso, o profissional deve pesquisar, investigar, fazer as perguntas que possibilitem conhecer o território em que está atuando.

Olinda apresenta a gramática das Constelações, dizendo que devemos ficar atentos a todos os sinais que o cliente apresenta.

Ela destaca três momentos importantes: o comportamento do cliente no momento do agendamento, durante a sessão e quando pode dar alta.

 Frases devem ser utilizadas durante a sessão, em momentos oportunos; buscando trazer o equilíbrio entre o estado atual e o estado desejado do nosso cliente. Essas frases a mestra chama de frases de solução, são frases de pertencimento, ordem e compensação.

  A mestra nos orienta, ainda, para alguns cuidados que devemos ter como os clientes após uma constelação, verificando se o cliente encontrou o que veio buscar e orientando-o para algumas tarefas, como massagem, leituras, entre outras.

 Quanto ao atendimento online, Olinda também orientou que devemos ter alguns cuidados, como sugerir que o cliente esteja em um ambiente onde se sinta seguro e confortável, que a posição da câmera seja feito de modo que possam ver o rosto um do outro, com boa iluminação.

  Por fim, nos diz que as Constelações devem ser adotadas como estilo de vida e convidou-nos para continuar participando do grupo de estudos.

Como futura profissional, Terapeuta Consteladora , comprometo-me a seguir o lema da Escola Real “cuidar do ser, quem se importa serve e só serve quem se importa”, seguindo assim todos os ensinamento da mestra.

 

#Módulo 08 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.