Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

ORDENS DA AJUDA

ORDENS DA AJUDA
Liane Dall'Agnol
jun. 25 - 3 min de leitura
010

Ordens da ajuda traz a compreensão de como ajudar sem prejudicar a pessoa e ainda sem se emaranhar.

Damos somente o que temos, ninguém dá o que não tem. Por exemplo, não espere receber amor de quem nunca o recebeu. Devemos ainda esperar e tomar somete aquilo que necessitamos.

Somente quem recebe a ajuda é capaz de fazer algo com o que vê e há ainda um limite claro até onde se pode ir ao ajudar. Também não se encha de expectativa do resultado da sua ajuda. É necessário deixar o caminho livre para que se movimentem do jeito que melhor convier.

O equilíbrio é a chave tanto para quem doa quanto para quem recebe.  

O amor preenche o que a ordem abarca. O amor é a água a ordem é o jarro. A ordem ajunta, o amor flui. Ordem e Amor atuam juntos.” Bert Hellinger,

Portanto, o que de fato pode ser feito é criar um ambiente seguro e de confiança, onde cada um se sinta acolhido, apreciado, amado e não julgado por ser quem é. Onde possa se expressar livremente.

Assim, se faz necessário estar atento à forma de abordar cada pessoa e cada assunto. Levar em consideração o contexto, as circunstâncias e olha-las juntamente com quem procura por ajuda.

Lembrar sempre que cada um é o responsável por seu caminho e que mesmo que o momento seja difícil, cada um é o protagonista de sua história. Se manter em uma postura de adultos, tanto ajudante quanto o que procura ajuda. Nunca se colocar no lugar dos pais, como se uma criança estive reivindicando algo ao ajudante. Por mais duro que seja nunca se deve poupar, cada um deve carregar o que lhe cabe.

Lembrar sempre que há todo um sistema familiar, que não é somente quem está pedindo por ajuda que está de fato sendo ajudado. E ainda, por mais que este carregue o peso de todo um sistema, não cabe julgamentos. “O amor a cada um como ele é, por mais que ele seja diferente de mim. O que se reconcilia no coração do ajudante, também pode se reconciliar no coração do ajudado”. Bert Hellliger.

Ao entender isso, exercitamos o respeito e evitamos que até mesmo uma intenção positiva se converta em algo desastroso para quem recebe algum tipo de ajuda. Nesta relação é preciso compreender que embora quem ajuda seja uma espécie de luz no caminho de quem procura por ajuda, apenas o outro é quem pode caminhar por seu destino.

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.