Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

ORDENS DA AJUDA

ORDENS DA AJUDA
Silvia Prado
set. 12 - 3 min de leitura
000

 

De acordo com as constelações, existem cinco ordens de ajuda.

A primeira delas diz que você só pode oferecer o que tem e só pode pedir o que realmente necessita, bem como só pode entregar ao outro o que ele precisa.

Por isso, sempre deve ser perguntado o que a pessoa quer e respeitar isso, sem julgamentos. O papel do terapeuta é ajudar a pessoa a mudar a si mesma, mas a responsabilidade pela mudança efetiva sempre será dela.

A segunda ordem diz que devemos tomar a realidade como ela é, sempre considerando as circunstâncias e o contexto.

Por isso as perguntas sobre como isso acontece, quando, onde, com quem e desde quando são tão importantes.

A terceira ordem é tratar o outro como adulto, vez que a cura é sempre feita de adulto para adulto, pois devem ser dois iguais no mesmo caminho para a cura e a compreensão e não um se sentindo ou se colocando numa posição de superioridade em relação ao outro.

A quarta ordem de ajuda nos fala para sempre olhar além da situação concreta que foi trazida, devendo ser analisado o sistema, o histórico familiar, os antepassados, a história profissional, se mantendo sempre com uma postura respeitosa. Colocar-se ao lado da pessoa contra quem o cliente está trazendo uma queixa, para que seja possível escutar o outro lado da verdade e entender todo o contexto.

A quinta e última ordem fala sobre a necessidade de não julgamento, crítica ou menosprezo, nos alertando de que se não conseguimos manter essa postura e dar à pessoa um lugar no coração, não podemos atende-la.

Nesse módulo 8 aprendi também que tudo são sinais, que tudo faz parte do campo, que nos informa sempre. Então precisamos estar atentos, para dar um atendimento ainda mais preciso.

Se o cliente discute sobre o preço, pode ter questões difíceis com o pai. Se não tem tempo ou sempre pede para adiar, tem relação com a mãe.

Quem fala sem parar, tem memória de lágrimas, luto, dor que não pôde ser chorada. Já quem não fala nada, pode ter sofrido com repressão, traumas, eventos traumáticos.

Pessoas que querem sempre ficar mais além do tempo combinado, tem memória traumática de perda, são carentes. Pessoas que sempre são abusadas outros, tem memórias de orfandade.

Enfim, todos os comportamentos dão pistas do que existe por trás, na história pessoal e transgeracional de cada um, que faz sofrer, traz problemas e sintomas.  

E a constelação é um caminho para a cura.

Sabemos que o cliente está curado quando estiver saudável, sem queixas, próspero, usufruindo da vida e do dinheiro, vivendo sem se sentir culpado, feliz e sem depender mais de coisas externas.

Aí, curado, ele pode seguir pelas próprias pernas.

#mod08#ordensdaajuda #semjulgamentos #respeito #empatia #comportamentos

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.