Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

ORDENS DA AJUDA

ORDENS DA AJUDA
Rosemari Pereira de Souza Pereira
abr. 9 - 3 min de leitura
010

Bert Hellinger fala acerca das cinco ordens, são princípios para ajudar, um direcionamento que devemos conhecer. A primeira ordem da ajuda diz que você só vai conseguir ofertar algo, se tiver alguma coisa para oferecer. Ninguém pode dar aquilo que não tem. E você só vai pedir, vai buscar aquilo que necessita. Deve haver um equilíbrio em tudo que fazemos.

Primeiramente o constelador deve procurar solucionar seus conflitos fazendo bastante terapia.

A cada cura ele consegue mais força e assim poderá ajudar melhor também seus clientes. Temos que ter consciência que cada pessoa é responsável pela sua mudança interior e que o terapeuta é o orientador o “farol” que vai orientar como proceder para que haja sucesso no processo de evolução da consciência e da possível cura e solução dos emaranhamentos de seu cliente.

A segunda ordem da ajuda, o constelador deve ouvir o cliente relatar suas questões a serem resolvidas e analisar as circunstâncias, o contexto da história, os envolvidos, não se precipitar em resolver sem conhecer essas circunstâncias, com quem, quando, onde, porque; estudar os prós e os contra. Temos que conhecer a nós e aos nossos emaranhamentos para ter sucesso em nossas conquistas.

Segundo o autor Sun Tzu no livro a “A arte da guerra” menciona:

“Conhece teu inimigo e conhece-te a ti mesmo; se tiveres cem combates a travar, cem vezes serás vitorioso.

Se ignoras teu inimigo e conheces a ti mesmo, tuas chances de perder e de ganhar serão idênticas.

Se ignoras ao mesmo tempo teu inimigo e a ti mesmo, só contarás teus combates por tuas derrotas.” (TZU,2006, p.23). 

Na terceira ordem da ajuda, o terapeuta deve tratar seu cliente como adulto, com respeito, e o cliente deve assumir a responsabilidade e os atos que lhe cabem para seu processo de cura e desenvolvimento.

A quarta ordem da ajuda o terapeuta precisa respeitar e ter amor pelo sistema familiar do cliente, e deve mostrar para o cliente o quão importante o seu sistema é e leva-lo a ter consciência que ele faz parte dessa família.

A quinta ordem da ajuda fala sobre união, reconciliação através do não julgamento, sem críticas, sem presunção, deve amar, aceitar o outro como ele é. Para que haja a reconciliação tem que dar um lugar no seu coração a pessoa, afim de que aconteça a reconciliação.

Bert Hellinger menciona em seu livro “Ordens da Ajuda” o seguinte:

“Para agir de acordo com as ordens de ajuda não deve ser aplicado de modo rigoroso e metódico. Quem tentar isso, pensa, ao invés de perceber. Ele reflete e recorre a experiências anteriores ao invés de se expor à situação como um todo e dela aprender o essencial. Por isso, essa percepção é tanto direcionada quanto reservada.” (HELLINGER,2005, p.14).

Quando alguém torna- se um constelador ele se transforma num ajudante que veio para servir, está a serviço da vida, do amor, da evolução para que as pessoas encontrem a solução de seus problemas e fiquem mais humanizadas.

#mod08

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.