Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

ORDENS DE AJUDA

ORDENS DE AJUDA
Alessandra Fagan Fabril Manzotti
ago. 2 - 4 min de leitura
000

 Olinda Guedes com toda sua experiência, mostra caminhos ou métricas que dá ao Constelador segurança quando se propõe a atender clientes. Assim, fica mais fácil cuidar do outro quando compreendemos como fazer isso. De acordo com Bert Hellinger, existem  Ordens de Ajuda, e elas dão parâmetro para o Constelador saber se de fato está ajudando corretamente.                                         

Na conversa que antecede a Constelação, por meio de perguntas e esclarecimentos por parte do Constelador, esse consegue dar maior clareza no que de fato o cliente quer trabalhar....qual a sua dor.

Pode acontecer do cliente chegar com  uma dor pontual, mas isso não é regra. Muitas vezes, chega com uma reclamação bem ampla de situação de dor e pensando em mudar o outro por meio da Constelação.

Mediante o diálogo o Constelador consegue esclarecer que é preciso antes, ajudar a si mesmo, pois é ele que está buscando ajuda. 

Perguntas como:

  • O que deseja trabalhar ?
  • O que gostaria ?
  • Como posso te ajudar?

Podem clarear o que de fato o cliente quer.     Tomar a realidade como ela é.

É preciso considerar as circunstâncias num olhar ampliado. Olhar o sofrimento, mas de forma sistêmica, que engloba um todo, considerando inclusive não apenas o sistema do cliente, mas também  a história familiar e a dos antepassados.                                                                             

A ajuda deve ser de adulto para adulto, isso ajuda muito, pois o cliente pode estar infantilizado, mediante a dor. Na sessão terapêutica, tratar o cliente como adulto é um grande sinal de respeito, onde os dois podem ser protagonistas das próprias vidas.                                                                                                                  

O posicionamento do Constelação é de não julgamento, somente assim é possível chegar ao ponto de dor, sem interferências, sempre com respeito ao cliente e sua história.                                                                                                            

Importante a compreensão tanto do Constelador quanto do cliente que só se pode ajudar, quem quer ajuda!

E podemos ajudar a pessoa ajudar-se a si mesma, tendo um novo olhar diante das circunstâncias, quando verdadeiramente o cliente estiver disposto a isso.

Dizer ao cliente que quando se dispõe ao novo, sua ressonância reverbera de dentro de si e isso pode automaticamente mudar o outro, ou não, porém o maior milagre já aconteceu dentro de si.                                                                           

Esses cuidados podem facilitar e muito qualquer forma de atendimento terapêutico, porém na Constelação com o olhar Sistêmico é possível que uma nova visão traga mudanças bastantes consistentes, levando sempre para mais vida. 

#Módulo08 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.