Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

ORDENS DE AJUDA

ORDENS DE AJUDA
Jucimaria Duarte
dez. 27 - 3 min de leitura
000

Provavelmente em algum momento de sua vida você já sentiu necessidade de ajudar um amigo, um irmão, um pai. Sentiu uma necessidade de ajudar outra pessoa, algumas vezes, até de forma automática, sem que essa outra pessoa tenha solicitado ajuda.

Então neste módulo Ordens de ajuda, aprendi sobre as 5 ordens da ajuda, que são: equilíbrio, limites, humildade, maturidade, olhar sistêmico, honra e respeito.  Segundo Bert Hellinger (pai das Constelações Sistêmicas), que por meio de suas compreensões aborda a prática da ajuda, o Amor do Espírito que sintetiza de maneira magnífica o modo com que, muitas vezes, nos portamos ao ajudar alguém.

Ajudar tem a ver com a promoção do crescimento, do crescimento interno. Como algo cresce? Primeiro, quando é nutrido. Segundo, quando precisa se impor contra forças que se opõem ao crescimento.

Muitos ajudantes frequentemente preferem focar na nutrição e recuar perante o conflito. Entretanto, trata-se de confiar em que o outro saberá lidar com o seu conflito, administrando as adversidades.” Bert Hellinger – O Amor do Espírito

Quando é proposto a ajudar alguém, é preciso entender que a ajuda deve ser da maneira que vai contribuir para a outra pessoa. Observando que, inconscientemente, a ajuda que se oferece ao outro, na verdade, ajuda apenas a nós mesmos.

Algumas vezes, de modo inconsciente, fazemos interpretações da vida alheia, criando uma visão sobre um terceiro e acreditando que essa outra pessoa precisa para solucionar alguma situação pela qual está passando e que ela tem que fazer para “melhorar” a sua condição em diversos aspectos.

Na verdade, essa interpretação é influenciada pelos nossos medos, nossas impressões sobre a realidade, nossos julgamentos, preocupações, crenças, entre tantos outros fatores que distorcem a visão que temos da realidade de outra pessoa.

Mesmo quando alguém expressa que necessita de ajuda ou de melhorar algo em sua vida, deve-se lembrar que não se conhece 100% da situação.

A intenção de ajudar a alguém ou uma causa também pode estar relacionada ao desconforto que é sentida ao ver outra pessoa em uma situação desagradável. Muitas vezes, esta ajuda pode impedir a outra pessoa de trilhar o seu próprio caminho e de se impor contra as forças que se opõem ao seu crescimento.

No entanto, a nossa parte é confiar que o outro saberá lidar com o seu conflito, administrando as adversidades, como destacou Bert Hellinger no trecho de seu livro descrito acima, assim, é preciso ser consciente de que cada pessoa tem os seus obstáculos para vencer e assim adquirir algum proveito, seja um aprendizado, amadurecimento ou fortalecimento.

Enfim, o que cada um está precisando que é singular.

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.