Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

ORDENS DO AMOR- CONCLUSÃO DE MÓDULO - AULA 6

ORDENS DO AMOR- CONCLUSÃO DE MÓDULO - AULA 6
Flávio Fernandes Cardoso
jun. 27 - 3 min de leitura
000

Da mesma forma que Rupert Sheldrake, Bert Hellinger também foi um observador, um cientista e um apaixonado pela vida. Em suas experiências em campo com as constelações familiares, percebeu que o amor tem ordens. 

Que é a verdade que não se explica esse sentimento (o amor), mas que existe uma ordem. Nessa ordem, na maioria das vezes, agimos por amor, seja consciente ou inconsciente, tomamos lugares de outras pessoas de nossa família para repor algo que esteja em falta. 

Essa falta é inconsciente e só existe em nossas mentes, causada por informações errôneas dentro do campo.

Havendo um desequilíbrio no sistema, aí vem a ordem (ou leis sistêmicas), o pertencimento. 

Cada membro de uma família tem o seu pertencimento dentro dela ou dentro de qualquer outro sistema. Em casos de exclusão, as ordens vem para ajustar e pôr cada um no seu devido lugar. A hierarquia também tem que estar em equilíbrio: aquele que vem primeiro precede, respeitando a ordem de chegada. E por último existe o equilíbrio de troca (Dar e receber).

A compensação entre dar e receber também está dentro da ordem do amor, lembrando que, seja consciente ou inconsciente, há que estar em equilíbrio. Isso não quer dizer que a divisão deva ser igual, mas sim dentro do equilíbrio que cada um exerce no seu papel dentro de uma família ou em qualquer outro sistema. Quando um facilitador pede para que o consulente repita frases é para informar ao campo que algo tem que mudar. Essas frases são de compaixão, respeito e amor.

 Noto que nas constelações sistêmicas o cliente tem que estar aberto, flexível e, na minha opinião, pronto para perdoar.  Cheguei a essa conclusão na leitura do livro "Ho´ponopono e constelação famíliar", de Ulrich Emil Duprée. Nesse livro, o autor conta um pouco sobre a vida e cultura dos povos Havaianos, que no meu ponto de vista já constelavam sem saber. O respeito pela hierarquia e pelo próximo, o perdão como ferramenta de paz e a prática do amor (amor em equilíbrio). 

Não quero dar um spoiler aqui,  por isso recomendo a leitura.

Bert Hellinger quis dizer que quando tudo está em ordem, tudo está em paz. Seja nas famílias, empresas ou em qualquer outro tipo de sistema, o amor é capaz de mudar, mover e vencer qualquer coisa. Vou fechar esse humilde texto com um trecho da música de Renato Russo (Legião Urbana) " É só o amor, é só amor que conhece o que é a verdade.

O amor é bom, não quer o mal. Não sente inveja ou se envaidece.

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.