Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

OS FUNDAMENTOS DAS CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS

OS FUNDAMENTOS DAS CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS
Soraya Mendes Ribeiro
mai. 13 - 2 min de leitura
010

A Constelação  é  uma técnica desenvolvida  por Bert Hellinger,  filósofo,  teólogo,  poeta  e psicanalista,  através  da observação cuidadosa de grupos de pessoas,  baseada, inicialmente,    nos relacionamentos  familiares , os quais  geram memórias  transgeracionais,  que geram sofrimentos  e conflitos.  

Segundo ele,  o sofrimento  humano  inicia no parto de uma criança  e o acompanhará  ao longo de sua existência  terrena. Através  da constelação  familiar,  o filho retorna  à mãe.  Primeiro é  filho da mãe,  depois do pai.  Ambos  são  muito importantes e têm papel fundamental no desenvolvimento  desse ser.

Todas as pessoas têm  os pais vivendo em si, para que os filhos se sintam plenos,  esses pais devem ocupar um espaço  afetivo  dentro desses filhos. 

Inicialmente,  Bert Hellinger  iniciou as Constelações ( nome atribuído referente à complexidade  dos sistemas   que estão  interligados,  assim como as Constelações  estelares) , em pequenos  grupos,  passo a passo,  até  atingir  milhares  de pessoas nos dias de hoje. Usava  como um teatro a representatividade do sistema. Essa intervenção  foi denominada de Constelação  Familiar. 

As constelações  abordam sobre teorias de personalidade,  e todo o histórico  familiar  que possa gerar sofrimento. 

Criou  os 3 Princípios  Básico Ordens do Amor:

1- Ordem e Hierarquia ,  que é  o respeito  aos que nos antecederam,  aos nossos ancestrais,  em ordem cronológica.

2- Compensação,  que é  o equilíbrio  entre o dar e receber em qualquer  relação,  pais e filhos,  conjugais,  profissionais. 

3- Pertencimento, cada ser humano  deve sentir-se parte de uma família,  de um sistema,  ter seu espaço  onde possa se expressar e ser aceito. 

Com o aprofundar  dos conhecimentos,  as Constelações  passaram  de Familiares  a Sistêmicas,  porque se percebeu que o Sistema  é  maior que a soma das partes. E que, não  só o sofrimentos  era gerado por  os conflitos familiares,  mas por outros motivos   que fazem parte do Todo (pessoas,  animais,  máquinas,  organizações,  etc), que podem gerar sofrimento. 

Bert Hellinger é   autor de mais de 115 livros das mais diversas abordagens sobre  Constelações  Sistêmicas. 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.