A pedagogia sistêmica traz uma maneira de olhar para si e seu sistema antes de qualquer coisa. Essa é a maior premissa dessa nova postura perante o olhar para a vida com todas suas peculiaridades.
Ao ter ciência dos princípios sistêmicos e aos poucos colocando-os em prática, a vida vai ficando mais leve. Vejo que os princípios são como um manual para que possamos honrar nosso sistema e sem que estejamos sobrecarregados com a missão da educação.
A vida de professora em plena pandemia, onde o desafio do ensino remoto foi apresentando, trazendo, além dos habituais afazeres de educadora, o desafio de desenvolver conteúdos e atividades para atender os alunos da melhor forma possível, trouxe ansiedade e preocupação e com o curso pude olhar para meu lugar no meu sistema e me colocar no meu lugar de professora perante esse contexto.
No curso de pedagogia sistêmica nasceu uma professora sistêmica, assim a professora ansiosa e preocupada deu lugar a professora calma que entende o processo e que há um tempo necessário para que tudo ocorra como deve ser.
Olhar para o aluno e seus pais traz paz e serenidade que ajudam no desenvolvimento pedagógico do aluno e do professor, cada um tem seu lugar e deve ser honrado por isso.
Os maiores aprendizados gerados nesse período foi o de olhar com amor para cada família, não apenas para o aluno e valorizar as habilidades desenvolvidas fora da escola no período de ensino remoto.
Algumas habilidades trabalhadas nesse período jamais poderiam ser desenvolvidas apenas na escola. Uma aula de educação física com o professor na escola é muito boa, mas jogar bola com a família no quintal é sensacional, além de trabalhar todas as habilidades trabalhadas em quadra trabalha habilidades socioemocionais que só os pais tem capacidade de trabalhar.
Tudo acontece da maneira que tem que acontecer.