Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

PNL E AS CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS

PNL E  AS CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS
Sandy Duwe dos Santos
jan. 25 - 3 min de leitura
000

A constelação familiar sistêmica necessita da percepção da PNL, pois além de sentir o campo que ocorre naturalmente, o constelador tem a necessidade da leitura corporal, da comunicação, da observação, de pontuar frases, de usar metáforas, tom de voz, para entender quando o cliente possui algumas emoções  no nível inconsciente da sua mente. 

Estes modelos mentais são em sua grande maioria  crenças limitantes e concepções enraizadas, que se formaram com base nos ensinamentos que recebemos e experiências vividas desde a concepção até agora. Um dos caminhos terapêuticos que Bert Hellinger fez para chegar até a constelação familiar sistêmica foi estudando e utilizando a programação neurolinguística. 

A Virgínia Satir avó da PNL utilizava praticamente todas as frases de cura e seu entendimento de sentimentos, através da PNL, assim como Milton Erickson e o próprio Bert Hellinger, que em um dos trecho do livro “Um Lugar para os Excluídos” fala exatamente dessa técnica:

Entrevistador: O senhor também se ocupou com a hipnoterapia segundo Milton Erickson e a programação neurolinguística (PNL). O que o fascinou tanto em Milton Erickson?

Bert: Impressionaram-me  o seu respeito pelo cliente e sua maneira de acompanhar o movimento dele.

Entrevistador: Refere-se aos movimentos corporais do cliente?

Bert: Sim, aprendi muito com isso. Por exemplo, quando alguém conta alguma coisa e simultaneamente sacode levemente a cabeça, muitas vezes não é verdade o que ele diz. Ou a pessoa faz que sim com a cabeça, mas nega com as palavras o que eu afirmei. Então vejo que acertei. Numa constelação pode acontecer que alguém recue um passo ou olhe por cima de alguém. Então sei que devo introduzir ali uma outra pessoa.

Esses pequenos movimentos são, muitas vezes, os mais importantes.

E Milton Erickson imediatamente aceitava tudo o que o cliente mostrava. Reparava nos mínimos sinais corporais e lia neles a verdadeira questão do cliente, que muitas vezes é algo totalmente diferente da questão apresentada. Erickson conduzia o cliente por desvios, sem que fosse imediatamente visível aonde o caminho levava, até chegar ao que lhe correspondia de modo mais profundo.

Entrevistador: Pode ser mais preciso? O que o senhor quer dizer com desvios?

Bert: Por exemplo, Erickson foi procurado por um casal com problemas. Ele não disse nada e mandou-os fazer um passeio nas montanhas. Quando voltaram, perguntou por suas impressões. O homem disse:

“Foi maravilhoso: a vista, a paisagem”. A mulher disse: “Como você pode dizer isso, foi terrivelmente enfadonho”. Erickson não comentou e os mandou para casa. Duas semanas depois estavam separados. É algo típico de Erickson.

Desta maneira podemos afirmar que a PNL e as constelações sistêmicas possibilitam  uma conexão mais profunda e potente com o nosso mundo interno e externo. 
 

#PNL

#Master

#conclusaodemodulo

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.