Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

PORQUE SURGEM OS EMARANHAMENTOS E PORQUE CARREGAMOS OS SINTOMAS

PORQUE SURGEM OS EMARANHAMENTOS E PORQUE CARREGAMOS OS SINTOMAS
Beatriz Bristotti Bovo
abr. 26 - 3 min de leitura
010

Gostaria de começar a reflexão deste texto com a frase do mestre Bert Hellinger para trazer um melhor explicação do que carregamos o que carregamos.

“O Amor é terapia, no mundo não há nenhum outro tratamento senão o Amor. É sempre o Amor que cura, porque o Amor faz você inteiro” (Bert Hellinger)

 A frase parece romântica mas, muitas vezes, é pelo amor que buscamos nossos emaranhados;  no inconsciente para nos sentimos pertencentes e inteiros, por amor, carregamos os traumas e emaranhamentos para o  presente sem perceber.

Vi isso com clareza ao participar da constelação de uma amiga, na qual 3 gerações carregavam a mesma dor; 3 gerações sofridas de mulheres fortes e admiráveis, de tristes mulheres que foram abandonadas e se mantiveram presas em seu próprio sistema e foi só a quarta geração que gritou, que se sentiu sufocada a ponto de querer saber e entender isso, mesmo sem entender  o que era o isso. Era o além do aparente falando!!

E o mais bonito?  Todas essas mulheres participaram da constelação realizada e puderam ver diante dos seus olhos o que carregaram sem dar chance de ser curado, quanta mágoa, tristeza, raiva engolidas por tanto tempo sem entender os sintomas, de onde vinha todo esse corpo de dor, do que e porque se escondiam. Quanta terapia sem entendimento, ou melhora.

Os emaranhamentos que temos em nossos sistemas podem ter sido herdados através de memórias transgeracionais, ou traumas do nosso sistema familiar, e que se repetem ou se parecem através de situações,  doenças físicas ou mentais, sentimento de não pertencimento, crises, abandonos, entre outras situações para aquilo que ficou sem solução, foi ocultado, segregado ou escondido.

Tudo aquilo que não foi visto ou completado, é carregado como lealdade, para que o sistema possa resolver e olhar para esta questão, para que se tenha oportunidade de melhorar, transformar ou cessar como um todo.

Essas questões são carregadas por reciprocidade e honra no inconsciente, pois  precisam ser reparadas e vistas; são questões que gritam por solução, porque dói, e se ainda dói, é porque a ferida esta aberta e só se olharmos para estas feridas podemos cuidar e cicatrizar.

Alguns sintomas não terão explicações no aqui e agora, e quando não tem explicação é preciso investigar, reorganizar, despertar, ajustar para o que esta trazendo este sintoma, se não é o hoje, o que é?

Olhar para vida com presença é sempre um bom caminho, o descobrir, o viver é a solução sempre, mas, parafraseando a mestra Olinda, a vida exige de nós, e nós herdamos bônus e ônus e o dever/poder de transformar os nós em laços, e as dificuldade em pontas.

A vida é generosa, e nós "completamos" o tempo todo!

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.