Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

PRESENÇA QUE CURA

PRESENÇA QUE CURA
Neiva Senaide Petry Panozzo
mar. 26 - 3 min de leitura
020

A complexidade que caracteriza o sistema que é a vida destaca, no estudo do módulo 4, os termos sintoma, doença e milagre. 

Também é preciso ter um olhar atento para compreender as forças atuantes nesse sistema, o campo morfogenético, seu corpo de dor e a consciência.

Porque o corpo tem a capacidade de se desenvolver, curar-se e assim se manter, como nos ensina Rupert Sheldrake, no livro Ciência sem dogmas.

Isso é reforçado por Bruce Lipton, no  livro  Biologia da crença, explicando que as células aprendem nas experiências com o ambiente e produzem um tipo de memória que é passada aos descendentes.

Pela lei do pertencimento, da ordem e da compensação, no sistema, somos influenciados por ressonâncias do passado, acessadas pelo campo morfogenético.

Esse que constitui o legado de memórias que passa de uma geração à outra, incluindo o corpo de dor que nos habita, como energia de sofrimento acumulado, de origem individual e coletiva, configurado pelo eu e ampliado por um nós.

O corpo manifesta o estado do ser.

O que acontece com o corpo é provocado pela ação da consciência. 

As funções harmônicas entre consciência e o corpo criam o estado de saúde.

Um sintoma é um aviso sobre alguma perturbação que impede a continuidade dessa harmonia.

É uma mensagem a ser acolhida pela necessidade de mudanças para a volta do equilíbrio.

Se isso não ocorre, temos a doença, a alteração e a deterioração biológica.

A biologia da consciência é estudada de modo aprofundado por Antônio Damásio, no livro O mistério da consciência do corpo e das emoções ao conhecimento de si, com registros que também sustentam a relação íntima entre corpo e consciência.

Os conflitos vividos geram sentimentos e reações que alteram o estado de equilíbrio corporal.  

Os sintomas têm significados e conhecer onde se situam as causas e como retornar ao estado de harmonia são nossos desafios.

Os exemplos encontrados no livro A Doença como Caminho fundamentam as interpretações sobre as mensagens simbólicas que revestem os órgãos humanos em disfunção.

O que adoece pede a restauração das perdas e exclusões no sistema da vida, clama pelo milagre, esse entendido como ação admirável, que assombra, pois traz a cura.

O livro de Olinda Guedes, Além do Aparente, explica o processo de cura, como movimento de incluir, equilibrar o dar e o receber, ordenar. 

Esse é um direcionamento que só se alcança de modo consciente, pela conversão, através do extraordinário, da mudança de rumo, da disposição verdadeira de uma nova atitude, com escolhas assumidas diante do aqui e do agora da vida.

Gratidão, compaixão e amor do coração em presença sinalizam o caminho da cura.

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.