Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

PRODUÇÃO CONTEXTUAL DO MÓDULO 8

PRODUÇÃO CONTEXTUAL DO MÓDULO 8
Mônica Fioravanti Venturato
set. 10 - 4 min de leitura
010

Estudar sobre as ordens da Ajuda abriu um campo de compreensão e firmeza em mim e estou certa de que a forma como passarei a ajudar daqui para frente será muito mais efetiva.

Eu era uma pessoa que queria ajudar todas as pessoas (e quero) e muitas vezes chegava a ser invasiva e falava muito para a pessoa: faz isso, faz aquilo, de forma repetitiva e até cansativa e em todas as vezes eu pegava aquele problema para mim. E eu mesma não praticava o que eu pregava.

Houve episódios em que, sem perceber, eu não olhava para minhas filhas e muito menos para mim, e estava sempre a ajudar as pessoas. Certa vez isso tomou uma proporção tão grande que tive que parar tudo, parar de atender, de trabalhar, para me recuperar. Eu acho que se torna até perigoso um terapeuta cuidar dos outros e não se cuidar. Na verdade, eu não acho, tenho certeza disso, pois é bem pesado, disfuncional a gente não se cuidar, dar o que não tem e tomar para si o que é do outro. 

Estudando este módulo, consegui ter um olhar sistêmico para o meu entorno e especialmente para uma irmã que me incomodava bastante. Com isso percebo o que em mim nutre o comportamento dela, e agora posso ver também o porque tenho tantas expectativas frustradas em relação à ela. Eu não quero mais ter comportamentos tóxicos perante outros comportamentos tóxicos. Isso é leve, é libertador, ainda mais pelo fato de que hoje eu a vejo com mais respeito, compreensão e menos julgamento.

Com relação ao meu profissional, estou certa de que serei uma terapeuta muito mais consciente após o estudo deste módulo (e todos os outros, claro!) A forma como olho para cada cliente, cada pessoa incluindo, sempre incluindo em meu coração. E realmente nós só podemos ajudar alguém quando dermos à pessoa, e ao sistema dela e a tudo o que acontece com ela, um bom lugar no nosso coração, olhando sempre o todo. 

Em todo o curso, a Olinda nos ensina de uma forma amorosa e firme sobre o não julgamento e aqui nas ordens da Ajuda isso é essencial, primordial. Produzindo este texto, me dei conta do muito que foi  trabalhado em mim, como já disse, e é maravilhoso que vamos nos tornando pessoas melhores e consequentemente o nosso profissional também.

Por muitos anos, eu sentia um frio na barriga ao atender cada cliente, um frio que vinha acompanhado de algum medo e insegurança. Neste mesmo módulo começam as orientações sobre o atendimento, as frases para soluções, os cuidados após uma Constelação, todo suporte, daí eu penso que quem ainda não é terapeuta sai dessa formação se tornando um!! 

Já fiz alguns treinamentos e cursos para buscar excelência em meus atendimentos, mas aqui nesta Formação, aqui sim, encontrei tudo. Posso dizer tudo o que eu precisava para tal. Realmente, as Constelações vão se tornando um estilo de vida. E posso dizer também, que aqui na Escola Real, a forma como nos é ensinada, vivenciada, não tem como não se tornar um estilo de vida. 

Me sinto muito mais segura e confiante ao abrir a porta para cada cliente e sim, o friozinho na barriga ainda existe.

Mas hoje, ele me lembra da responsabilidade que é realizar um trabalho desse nível, uma intervenção sistêmica.

Me lembra do compromisso que tenho de entregar ao cliente o que ele entendeu que eu entregaria.

Me lembra que cada pessoa que chega até mim é um filho do Pai, meu irmão perante Ele, que precisa ser acolhido com amor, respeito e  muito cuidado.

Obrigada, mestra Olinda… obrigada!

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.