Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

PRODUÇÃO CONTEXTUAL - MÓDULO 7

PRODUÇÃO CONTEXTUAL - MÓDULO 7
Mônica Fioravanti Venturato
set. 12 - 3 min de leitura
000

Este módulo sobre as noites escuras da alma, na minha percepção está divino e parece que é fácil falar sobre ele e ao mesmo tempo não muito, devido a sua profundidade. 

É bem verdade mesmo que a vida não é fácil para ninguém e às vezes muita coisa se torna tão mais difícil.  Ao estudar este módulo, consegui perceber a diferença do meu comportamento atual e a maneira como eu agia antes quando vivenciava algum sofrimento, algumas noites escuras. Dentro dessa auto percepção vejo o quanto já foi melhorado, curado, resolvido ao longo destas aulas.

Vi também os que carregam essas noites escuras em potencial dentro do meu sistema e consegui ter um amor, uma empatia por eles do fundo do coração que é onde aprendemos sobre a boa e a má culpa. Interessante que antes de fazer este curso eu sentia que era como se eu carregasse muito da minha família em mim. E realmente era. Mas, o olhar que eu tenho hoje a isso é de amor, compreensão, respeito, concordância e acolhimento.

Esclarecedor demais a forma que a professora Olinda ensina sobre as psicoses, neurose, esquizofrenia, bipolaridade, alucinações, dislexia, autismo, delírios e a gagueira. Fui lembrando de cada pessoa do meu sistema e também de alguns clientes e uma esperança imensa renasceu em meu coração, pois com as intervenções sistêmicas é possível a cura. 

A aula sobre sexualidade e afetividade me fez ver com outro olhar questões em mim e nos meus relacionamentos anteriores e foi de uma clareza imensa. 

Ao terminar este módulo, sinto como se eu estivesse indo para um lugar de paz, é algo assim: aqui é o seu lugar e diga sim à sua realidade. Esse sentimento me preencheu principalmente quando ela fala das relações de codependência e os vínculos simbióticos, onde olhei com mais compreensão ao vínculo de minha mãe com meu irmão que havia voltado a usar drogas.

Hoje está fazendo um mês que ele parou. Eu olhava para essa relação com julgamento e cheguei a dizer à ela que ela era conivente com a situação, pois  dava dinheiro a ele todos os dias.

O que me deixava triste e às vezes revoltada, era a forma grosseira ao extremo que ele tratava ela. Agora eu sinto, eu vejo que estou no meu devido lugar, o lugar de irmã. Eu tinha uma ligação muito muito forte com ele. Se ele não estava bem, eu também não me sentia bem. Se ele não estava feliz, era como se eu não me permitisse estar feliz.

E eu agia com ele de forma bem parecida com minha mãe, agia como uma mãe.

Pouco tempo depois que comecei a assistir às aulas de sábado, a Olinda disse que até dois anos de diferença, os irmãos são considerados gemelares sistêmicos e isso tocou fundo em mim. Nós temos um ano de diferença. Minha relação com ele está sendo curada.

Meu amor será o mesmo, mas agora é com mais firmeza, sabedoria, mais respeito e menos julgamento. 

Passo a ter um olhar sistêmico a tudo e a todos. E realmente, Constelação é estilo de vida.

Muito grata por mais esta cura!

#mod07#conclusão

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.