[ editar artigo]

QUAL É O MEU LUGAR? QUAL É A MINHA LEALDADE?

QUAL É O  MEU LUGAR? QUAL É A  MINHA LEALDADE?

 

O lugar certo, a ordem que liberta. Qual é a minha lealdade? Quais são os padrões inconscientes que carrego para honrar  meu sistema? Na terceira aula do módulo dois, do curso de Formação Real em Constelações Sistêmicas, ministrado pela mestra Olinda Guedes, ela começa a nos ensinar sobre os Princípios da Ordem, da hierarquia, de forma bem singela, mas pontual.

Ela relata um fato sobre a vida de uma paciente e mostra o quanto as lealdades dentro de um sistema podem trazer tristeza, pobreza, frieza, angústia e desespero a um membro do sistema. Com a ajuda das Constelações Familiares temos a bonança ver, de abrir as cortinas, de limpar os espelhos e as janelas, de olhar para o que sempre esteve ali e não conseguíamos enxergar.

Consta na Bíblia Sagrada, não me recordo onde exatamente, mas sei a história, que Saulo era um grande inimigo dos que pregavam a Palavra de Deus, ensinada por Jesus e transmitida pelos discípulos. Ele pediu autorização aos Sumos-Sacerdotes de Jerusalém para ir a Damasco para prender tais pessoas que saiam em campo para evangelizar. Pelo caminho, uma luz brilhou no céu, ao seu redor,  e ele ouviu uma voz que dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?

Ele, assustado, respondeu: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues! Levantando, Saulo nada podia ver. Saulo ficou três dias sem ver e nestes dias ficou também sem beber e comer. Mas nesta mesma cidade onde Saulo estava, estava também Ananias, um discípulo de Jesus, e o Senhor ordenou-lhe que fosse ver Saulo e que orasse sobre ele e lhe impusesse as mãos, para que fosse curado, transformando-se assim em um instrumento fundamental para levar o Seu Santo nome aos  gentios e reis.

Apesar do susto que Ananias levou com esse pedido, pois Saulo tinha fama de perseguir, torturar e matar os cristãos, fez como o Senhor lhe tinha ordenado. Ananias foi ao encontro de Saulo, e, entrando na casa, impôs sobre ele as mãos, informando-lhe que o Senhor estava com ele e que ele ficaria cheio do Espírito Santo. Foi quando lhe caíram dos olhos algo que pareciam escamas, então Saulo se levantou e foi batizado. Daquele momento em diante, Saulo tornou-se um grande discípulo do Senhor.

Ao olhar, relatar, trazer para a consciência essas informações trazidas pela Mestra Olinda,  e os questionamentos que ela nos faz neste modulo 2, há um pânico em uma mente cartesiana como a minha. Assim era antes desta aula, pois vivo um sofrimento maior que o contexto, vivo uma vida pobre e infeliz, apesar da minha inteligência, da minha força de vontade.

Eu  fui uma jovem determinada, mas depois de um grande sofrimento e decepção tornei-me uma adulta cheia de traumas e fraquezas, e hoje vejo quantas lealdades, quantos emaranhamentos tenho na minha vida! Este curso mesmo está sendo desafiador! Quanto reluto sem entender, pois apesar de estar apaixonada pelas constelações familiares não consigo prosseguir no curso e na vida.

Depois deste módulo, destas aulas, entrei em pânico, pois a consciência trouxe à tona a pobreza, a escassez, a tristeza, tão desproporcional à minha realidade. Carrego entre meus dedos um emaranhamento de onde ainda não consegui sair.  Não me sinto digna, não me sinto capaz, estou cansada, trabalho, trabalho e não consigo me sustentar; eu e meu marido estamos tão cansados, tão tristes, que não estamos conseguindo sair desse estado de letargia. Fico imaginando qual ancestral estou honrando, qual comportamento de dor estou replicando, quais padrões sistêmicos de dor e sofrimento estou reproduzindo do meu sistema.

Ao fazer essa série de questionamentos penso que vou me curando, trazendo à consciência essas questões, trazendo à luz o que estava escondido e, nas trevas, rogo pela cura do meu sistema através de mim, e creio que tudo o que estou passando é para chegar até aqui, estudar a cura da minha vida para assim fazer o propósito de Deus que habita em mim.  

#mod2      

Constelações Sistêmicas

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Ler conteúdo completo
Indicados para você