Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

QUEM SABE ENSINA

QUEM SABE ENSINA
Maristela Bertuol de Melo
ago. 3 - 4 min de leitura
000

RESUMO/RELATO - MÓDULO 09

 

Quem sabe ensina, quem não sabe procura aprender acolhendo o professor, e se alegrando. Existem muitas coisas que estão muito além do aparente. Somente o conhecimento tem o poder de mudar isso.

 Aprendemos dentro da análise transacional que precisamos nos tratar com carinho, com doçura, nos atendendo com pequenos mimos. 

Existe uma fome que todos nós temos, é a fome se sermos amados mesmo assim. É uma grande fome que temos no nosso coração, fome de amor. "Mesmo assim”,  no sentido de sermos amados do jeitinho que somos com as qualidades e as não qualidades. Este é o amor adulto, sem expectativas e sem julgamentos. Assim, podemos curar nossos medos de orfandade, de solidão e de abandono.

Por isso, no inicio dos trabalhos é importante criarmos um ambiente acolhedor, podendo iniciar com meditações, afeto e amor.

Quanto mais podemos abraçar os outros, melhor. O abraço, o contato, a intimidade trás um entendimento muito grandioso de interação. Um abraço nos devolve, nos reinicia. Interessante, sempre que estivermos em contato com as pessoas, tocar as pessoas com carinho.

Precisamos ter coragem de sermos nós mesmos. Sempre é uma boa ideia sermos nós mesmas. Quem vem na casa da gente, gosta da gente mesmo assim, é tão bom ser a gente mesmo, o que importa é respeitar as pessoas e as pessoas nos respeitarem. Neste sentido, viver como acreditamos ser real.

Quando estamos angustiados com alguma situação seria interessante meditarmos, para nos conectarmos conosco mesmos.

Como Terapeutas, precisamos ter serenidade, sem altos e baixos, com uma energia boa. Precisamos nos curar para curar os outros. Precisamos aprender a cuidar da gente, cuidar da nossa energia, através do cuidado com nosso corpo,com  nossa mente e nosso espírito. Procurar ser uma pessoa que se importa com os outros, sem se intrometer na vida do outro. Para isso também é importante termos momentos de silencio, momentos de paz, de não pensar em nada, desligar a mente.

 Para atendermos pessoas que temos mais intimidade, precisamos ter a consciência de que iremos ajudar aquela ou aquelas pessoas, então, estamos interessados que elas se reconciliem com suas vidas e sejam felizes. Para isso, não podemos ter julgamento nenhum, é necessário soltar totalmente o controle, não podemos ter julgamento algum para podermos atender. Somente assim poderemos ajudar. Esta pessoa precisa ocupar um lugar no nosso coração.

Com relação a dependências químicas, podemos curar através da constelação, acaba a compulsão quando o coração ferido é curado.

 É importante termos um vínculo prático com os livros que estudamos. Enquanto lemos, aplicamos o que aprendemos. Estudarmos sobre os casos que iremos atender ou que atendemos, assim ficaremos mais experientes nas causas dos sintomas. Cada vez que chega uma pessoa com um problema para uma solução, podemos ajudar através do estudo tanto nos livros como na observação das pessoas, nos diversos atendimentos que fazemos.

 Melhoramos na vida através da constelação, deixamos o Ego no lugar dele, passamos a viver com mais amor, nos dando carinho, nos acalentando.

Quando trabalhamos temas muito relativos a nossa vida, mesmo que não saibamos, exemplo memórias transgeracionais, no outro dia ou alguns dias depois, o campo nos envia algo que abre aquela memória. A constelação pode atuar durante uma vida inteira, atuando de maneira evidente. Nosso jeito de ver a vida muda, é como se ganhássemos uma chave para abrir portas da nossa vida. Após praticarmos nos tornamos pessoas com dores diminuídas cada vez mais, curadas ficamos num lindo estado de presença.

É muito comum quando somos enxergadas por alguém, todos nos vêem. É o principio da reciprocidade. Pessoas do bem chamam pessoas do bem, principio do dar e receber, quanto mais oferecemos algo, mais recebemos. Precisamos nos dar amor para sermos amadas.  A realidade é que a vida só nos oferece o que damos, nossos pensamentos são energias que enviamos para o universo, com nossas atitudes fazemos acontecer.

É agindo com coerência com aquilo que estamos pedindo para Deus ou para o Universo, exemplo: pedimos saúde, precisamos de atitudes de encontro à saúde, alimentação saudável e atividades físicas.

Nossas atitudes são decretos, tudo é sintonia de campo, tudo é amor.

 

 

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.