Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

#RCCFR - EM BUSCA DA TRANSFORMAÇÃO

#RCCFR - EM BUSCA DA TRANSFORMAÇÃO
Paulo Rogério de Rossi
abr. 3 - 6 min de leitura
000

Devo iniciar este texto afirmando que muita coisa mudou, transformou em mim depois de ter vivenciado o conteúdo deste curso. É certo que quando nós mudamos, muda também o nosso entorno, ou seja, as relações interpessoais, as atitudes que influenciam diretamente e ecoam no sistema.

Assim, elenco baixo de forma aleatória alguns movimentos em que efetivo tais situações de mudanças já mensuradas e percebidas nos trabalhos anteriores.

É certo que esses movimentos não acontecem isoladamente, mas, venho de um modo especial, transformando e melhorando meu olhar diante da organização hierárquica familiar, identificando com segurança onde é o meu lugar, e marcando os espaços para que cada um vá assumindo o que é de sua responsabilidade, com isso, percebo nitidamente que há um efeito cascata de compreensão dentro do sistema.

Outro movimento é o fato de não retroceder diante das dificuldades, ampliando sempre mais a consciência, observando as leis do sistema, para errar menos e fazer sempre o melhor, de forma a não regredir nem voltar a padrões familiares antigos que não eram saudáveis nem seguiam os fluxos do amor verdadeiro.

Também, nessa caminhada entendi que passamos parte da nossa vida trabalhando em empresas, então nasceu a minha mudança de postura e o olhar em relação as organizações empresariais, sempre respeitando a lei do dar e do receber, onde cada pessoa oferece algo a empresa que trabalha ou presta serviço e recebe de volta na mesma intensidade, numa troca constante, onde podem e devem, ambos crescerem permanentemente. Assim, desaparece o explorado e permanece o equilíbrio.

Ainda, passei a compreender de que, como numa árvore as questões decisivas estão na raiz, que por vezes, é a que mais está escondida. Assim aprendi a não querer saber sobre o todo da pessoa, interpretando só o que se vê, sendo que, na verdade as questões mais fortes estão mais profundas, e que é lá onde encontramos a solução.

Pude entender nessa caminhada e por isso internalizei que é o momento que me sustenta e é no presente que eu devo estar, que as coisas podem dar certo, e também, podem dar errado, e isso é tudo. Não sei como termina. Mas que se der errado, devo também estar preparado. Isso nos alivia a ponto de mergulhar sem medo nas situações, saber que tudo pode e deve ser superado. Dando certo, ótimo. Não dando, recomeça-se sem culpa e sem medo.

Com isso outras mudanças foram sendo postas em prática, como a abertura de horizontes para fluir levemente para a saúde, bem estar e prosperidade, saindo das amaras do passado e podendo viver em paz o presente. Claro que sou sabedor que ainda há muito a ser transformado, mas a mudança por si só já é concreta.

Outra mudança passível de relatar, foi em relação a mudança de postura e o olhar em relação ao meu corpo, compreendê-lo e amá-lo cada vez mais, a intimidade e proximidade cada vez maior com a minha criança, curando de forma natural, deixando para traz a dor, com vistas a paz e a harmonia em minha vida me ajudaram muito nesta busca do ser saudável.

Assim, transformei o modo de pensar e agir, consequentemente o meu andar por esses lados, me centrando nas coisas do agora, compreendendo o sistema amplo do qual faço parte e a contribuição de todos os membros da família para o destino do todo, me sinto mais leve e forte para seguir o meu destino, mudei e me acalmei, como se eu fosse para o meu verdadeiro lugar.

Então percebo que muitas são as mudanças reais, mas a principal é deixar que cada membro da família/sistema faça a sua parte, não salvamos ninguém de seus destinos, cada um faz o que deve ser feito. Não estarei querendo resolver os problemas de todos, cada um resolve os seus, eu, resolvo os meus e juntos compartilhamos o bem estar da família e aos poucos vamos curando as feridas que ainda restam.

Assim, transformei completamente o meu olhar diante dos sofrimentos, angústias que surgem nas noites escuras da minha vida, tanto no modo de pensar como o de agir, encaro como o obstáculo, ou uma escada, uma possibilidade de avançar rumo ao Pai e a paz eterna que tanto almejamos. Portanto, fiquei mais leve para caminhar encarando com muito mais coragem os desafios que por vezes se apresentam.

Não tenho dúvidas que tantas mudanças ainda estão no radar, mas, agora entendo com mais clareza que “tais são as propriedades que esta obscura noite de contemplação traz à alma, com o fim de guardá-la segura e protegida, porque já está agora mais próxima de Deus”, que jamais olharei com tristeza e desgosto para os desafios que aparecerem na minha vida e nas dos demais, pois mudo da dúvida para a certeza de que tudo está certo como deveria estar.

Transformei o olhar, a maneira de pensar em relação ao que chamamos de destino, visão, premonição... Talvez seja o natural de uma passagem por um espaço onde podemos buscar na hora que quisermos e tivermos consciência no que chamamos de campo.

Penso eu, que poderíamos chamar de energia Divina.

Por fim, resta dizer, que busco constantemente desenvolver a capacidade de me comunicar no campo, com todas as criaturas existentes na natureza, para compreender melhor a “vida”. Assim, vivo dentre todos, com felicidade e harmonia, superando obstáculos que por ora surjam, olhando com carinho para todo o sistema, e de um modo especial para a minha existência.

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.