Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

RELATO DE CONCLUSÃO DE CURSO

RELATO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Helane Cristina Barbosa Araújo Gonçalves
mai. 8 - 3 min de leitura
000

Sempre que penso em mudança, me lembro de água.

Água da fonte, da terra, do planeta. Eu vejo as gotas de água caírem dos telhados das casas, das folhas das árvores e, no solo, se dispersarem, pois é absorvida pela terra.

Daqui a pouco, o sol vem, esquenta a terra, a água é evaporada do solo, dos rios, das plantinhas e as nuvens começam a ficar carregadas. Depois de um tempo, lá vem a chuva de novo mostrando a sua força e música. Sim, o PLIM-PLIM nos telhados informa que ela chegou.

A água é o exemplo vivo da vida, assim como as árvores gigantes e pequenas com sua paciência em crescer, os pássaros com seu bater de asas e voos mais longínquos. Também há as borboletas que, para terem suas asas, ficam em casulos e, então, num belo dia, rompem o corpo velho e se transformam no novo e colorido.

Assim somos nós. Eu era uma pessoa antes da constelação e agora sou outra depois da constelação. Era um coração duro que culpava o mundo por não alcançar as vitórias, por não vencer na vida. Mas a vida seguiu e me levou a horizontes que eu não imaginava conhecer e nem sabia que existiam.

Quantas vezes fui constelada? Diversas... Seja com a música, com a história de vida de meus colegas, seja com um texto, uma oração. Tudo é energia, tudo é constelação. Já não me sinto presa nas amarras da vida, do "ter", mas me sinto leve com asas em "ser". Já não busco o amanhã, eu o conquisto, porque viver é um presente. 

Aprendi a aceitar a minha vida com amor e felicidade, a agradecer por tudo que alcancei. Aprendi a pedir, com amor e respeito e a reparar os danos a quem meu sistema causou. Já aprendi que devo incluir os excluídos de meu sistema.

Estou fazendo de bom grado, porque, assim, a vida pede, assim a vida segue.

Estou mais disposta a ouvir com o coração e a responder com a razão, mas sem me sobrepor, agir com humildade. Tenho a certeza de que a montanha é alta, mas o caminho é belo. Portanto, posso apreciá-lo, mesmo que, em muitas partes dele, haja pedras que me fazem ultrapassá-las para seguir em frente. Não desejo movê-las, mas, sim, contorná-las. Desse modo, posso olhar para elas e sorrir.

A mesma coisa é a minha vida: não posso apagar o passado, mas aprendo com ele e, assim, sigo em frente, para frente.

E nesse caminho encontro outros que, assim como eu, buscam melhorar a sua vida e a de quem está ao seu redor.

Esse é o caminho!

Essa é a vida!

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.