Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

RELATO DE CONCLUSÃO DE CURSO AS METAMORFOSES SISTÊMICAS NO CORPO, NA ALMA E NO CORAÇÃO.

RELATO DE CONCLUSÃO DE CURSO AS METAMORFOSES SISTÊMICAS NO CORPO, NA ALMA E NO CORAÇÃO.
Everton José de Souza Menezes
jul. 3 - 7 min de leitura
000

É bem possível que algumas linhas não serão suficientes para compartilhar um infinito campo de conhecimento adquirido com a Mestra Olinda Guedes, durante o período da formação em Constelações Sistêmicas.

Nesta conclusão posso dizer que além de obter novos conceitos, novos conhecimentos, também fui agraciado em vivenciar a abundância de novo jeito de olhar a vida, minha história, meus antepassados, meus pais e reconectar com todos aqueles que me propiciaram chegar até aqui.

Foram suas forças, os amores vividos, as superações transformadas em conquistas, desafios e resiliências construídas pela sabedoria do coração e da alma de cada um.

Tenho a sensação que o primeiro caminho percorrido é olhar para si, para a própria vida, desenvolver um conhecimento sutil das dinâmicas que regem todo o nosso campo de vida. O modo de olhar para como e a quem sinto pertencer, a ordem de tudo que está presente, o sustentar da minha história através do equilíbrio que mantém toda dinâmica sistêmica. Dessa forma podemos concretizar e penetrar nos conhecimentos das constelações sistêmicas, ensinados na escola real.

Essa foi uma formação e muito provável continuará sendo na minha vida de contínuas buscas de desenvolvimento, a que pertence ao grupo desses estudos, a de maior impacto e crescimento em todas as áreas da vida e que a partir dessa nova consciência sistêmica, estarei honrando tudo que pude compreender, levando a dezenas, centenas e milhares de pessoas uma forma profunda de reencontrar com a vida real, de forma leve, saudável, curadora e transformadora.

Ressalto que, considerando ser os primeiros passos dados no mundo das constelações, já usufruo na minha vida profissional para abordagem, pontuações e intervenções durante as sessões de acompanhamento psicológico/psicoterapias. Consigo perceber as profundas transformações quando coloco-me a disposição do cliente/ paciente, facilitando ele ressignificar muito dos seus conflitos e adoecimentos.

Compreender que um dos principais movimentos parte da compreensão da alma, algo que vai além do intelecto e cognitivo, assim os desdobramentos são profundos e libertadores.

Honrar e tomar no coração toda essa força do conhecimento será também uma forma de retribuir a não mais manter na ignorância, arrogância em vários aspectos que julgava entender. De fato, sempre foi um entendimento superficial, onde não estava sendo coerente com minhas principais propostas de vida, de serviço a vida e aos que necessitam.

Sabemos que o conhecimento transforma e não desacredito dessa máxima. A formação em constelações sistêmicas pôde desenvolver em minha vida uma nova ideia. O conhecimento é uma das chaves para a transformação, a partir do momento que usufruímos primeiramente do que que nos é proposto.

Não será possível uma mudança coerente, em ressonância com a busca da saúde do corpo, da mente e da alma, se mantermos em relações disfuncionais, seja com nossas atitudes ou com as circunstâncias vividas nas relações com outros ou até mesmo com a natureza.

A forma que a professora Olinda nos oferece para adentrar no universo das constelações são caminhos que possibilita percorrer estradas do amor. Estradas ora desafiadoras, cheias de adversidades, caminhos como os que foram apresentados na sagrada escritura, na parábola do semeador: “Jesus lhes ensinou muitas coisas por meio de parábolas. Ele dizia: Certo homem saiu para semear. Enquanto semeava, uma parte das sementes caiu à beira do caminho e os pássaros vieram e as comeram. Outra parte caiu no meio de pedras, onde havia pouca terra. Essas sementes brotaram depressa pois a terra não era funda, mas, quando o sol apareceu, elas secaram, pois não tinham raízes. Outra parte das sementes caiu no meio de espinhos, os quais cresceram e as sufocaram. Uma outra parte ainda caiu em terra boa e deu frutos, produzindo trinta, sessenta e até mesmo cem vezes mais do que tinha sido plantado.” (Mt: 13, 3-8)

Entendo que os emaranhamentos que vivemos na jornada pela vida é semelhante a esse trecho. As disfuncionalidades vividas geram em nós os frutos que não são saudáveis e quando nos ordenamos, encontramos equilíbrio e nos encontramos/pertencemos a “terra boa”, compreendemos a qual terra produz os bons frutos, assim podemos honrar, reverenciar e seguir nas diversas relações com a vida estando a serviço da vida, do amor e replicando os bons frutos.

Os conhecimentos com as constelações sistêmicas provocaram em mim, no meu coração e na minha alma, um desejo profundo de plantar sementes em terras que mesmo que não forem boas, possam se transformarem em terras produtivas (corações curados), livres de todos e quaisquer sofrimentos, prisões e adoecimento(s) sistêmico(s).

Não considero que se trata exatamente de uma conclusão de curso, entendo que apenas estou iniciando minha jornada neste universo das constelações, consciência sistêmica e transformação pessoal.

Não há um fim para essa jornada, o que nos importa é estabelecer com novas visões, novas possibilidades de olhar sempre que todos esses movimentos que buscamos, sendo muitos deles terapêuticos, possamos ter em mente e no coração que temos um dos principais propósitos: em busca do amor que esteja em ordem, que a vida esteja em conexão com a ordem e natureza divina saudável e curada.

Aprender e definir que constelações sistêmicas vão além de teorias e conceitos, é sim uma filosofia de vida para vida, foi uma proposta que comprometo a viver e reproduzir em todos espaços que forem possíveis para assim o som que possa ressoar em todos sistemas e campos sistêmicos de nossa natureza humana seja a Ordem da Ajuda, a Ordem do Amor. Conseguiremos disseminar e exalar todo o lindo conhecimento da mestra Olinda, de sua filosofia e da escola real, quando identificarmos que a verdade sobre o sofrimento humano não está no que é aparente, e sim, a nossa cura, sempre estará além do aparente.

Gratidão Mestra Olinda Guedes, por abrir as portas e mostrar-nos, assim como o Mestre Jesus nos ensinou: “Eu sou o caminho a verdade e a vida”(Jo14:6); definindo uma forma de viver de modo sistêmico, no qual é encontrar um caminho, um caminho para o amor, para a verdade de nossa alma, para nossa vida, a qual o Criador nos ofereceu, e agora, não é um fim, mas sim um momento de desfrutar e multiplicar todo esse amor, ELE é o amor, a vida sistêmica é conectar-se com o amor.

Eu, você e todos nós: sejamos bem vindos ao mundo das Constelações Sistêmicas em busca e no reencontro do AMOR, com amor e por amor. a VIDA.

Everton José S. Menezes

#RCCFR  

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.