Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS E A ODISSEIA DE CURA

CONSTELAÇÕES SISTÊMICAS E A ODISSEIA DE CURA
Carla Duran
jun. 25 - 10 min de leitura
000

Desde o início de minha adolescência venho numa busca sem fim por respostas, por aliviar as dores que tanto carrego, vocês já acompanham os relatos de minha história nos escritos deste blog. Até vivi uma experiência de vida religiosa como Monja Carmelita de Clausura, tudo para pertencer, para encontrar meu lugar neste mundo. 

Hoje com 39 anos vejo o quanto Deus agiu e me permitiu viver. Os últimos três anos, sem perceber, venho tendo contato com os saberes sistêmicos de uma forma mais sutil. Tive contato com as terapias florais, transgeracional, medicina germânica e as próprias constelações, mas não sabia como sair do abismo que estava.

Quando recebi o convite após assistir as lives de Terapia de Relacionamento para participar da primeira imersão em Constelação Familiar eu já era aluna da Olinda no curso de Renascimento Sistêmico.

Financeiramente sem condições de realizar o curso, fiz uma tentativa de conseguir levantar recursos de empréstimo e adquiri o curso, na esperança de ter meus temas trabalhados durante as aulas ao vivo e ter o prazer de poder ser constelada pela mestra Olinda Guedes.

Mal sabia eu que querer não é poder e que entraria na noite mais escura de minha alma. Foram muitas coisas vividas. Pensei em desistir de tudo, vieram doenças, câncer, diagnósticos de autismo em minha filha, brigas conjugais, dificuldades financeiras e de relacionamento, COVID e entrei em um surto e uma depressão.

Sentia ciúmes dos colegas que participavam, sentia inveja, sentia medo de partilhar minha vida e ser julgada. Eu queria a mestra para mim, se pudesse por um pedacinho dela num potinho, era o que eu queria, e isso deixava ainda mais meu corpo de dor exposto.

Foi necessário um mergulho no mais profundo de minha alma para entender que tudo foi permitido porque era necessário. E assim começou minha odisseia nos saberes sistêmicos. 

Ao aceitar passar pelo processo terapêutico com uma aluna colega também do curso, foi trazendo alento e paz. Depois tomada a posse de minha sobriedade, fui revisitando todo o conteúdo, comecei do zero literalmente e cada aula gravada, cada aula ao vivo, cada constelação feita ali para os demais colegas foi promovendo o fortalecimento e a cura em mim, que só está no começo.

Confesso que não fui a aluna mais aplicada. Não pude acompanhar ao vivo, não pude estar no instagram, no telegram, no whatsapp, não pude e precisei fazer as pazes com isso para poder seguir adiante. Mas isso não desmerece os saberes que eu aprendi e as condições que me deu hoje de poder por em pratica tudo que a mestra está a ensinar.

Aqui não recomendo que façam isso, hein, estudem com afinco e sigam as instruções. Eu estava entrando na noite escura, não poderia ser diferente porque em mim era só dor e desolação.

Confesso que ainda não li nem 1/3 das obras que a mestra indica, e estão no meu planejamento para complementar minha formação como terapeuta e ser humano. Li, alguns e vou citar apenas alguns que me tocaram profundamente e os trago como livros de cabeceira:

Além do Aparente, de Olinda Guedes; A verdade sobre o sofrimento humano, de Olinda Guedes; Histórias de Amor, Bert Hellinger; Você pode Curar sua Vida, Louise Hay; Noite Escura, São João da Cruz; Como seu Nascimento Afeta seu Relacionamento, Sondra Ray; Ordens da Ajuda, Bert Hellinger.

Os livros da mestra vem brilhamente abrir nossa mente e coração de foram generosa para os saberes sistêmicos. Estou encantada com o além do aparente, me fez ver minha vida e minha relação com minha família de outra forma. O Capitulo sobre Constelação Organizacional fez e ver meu trabalho com mais gratidão e aplicar esses conhecimentos na gestão de pessoas.

A verdade sobre o sofrimento humano veio trazer noticias do meu sistema, as tarefas que é preciso olhar e completar ao invés de lamber as feridas do corpo e da alma. Veio fazer com que eu visse de fato por trás dos sintomas que carrego e que meu sistema familiar carrega.

As demais obras que fui lendo veio completando tudo que a mestra fala, Bert Hellinger traz o início do método, nossa mestra completa suas obras com amor. A Louise Hay veio me dar uma injeção de ânimo com a história de vida, superação e cura do câncer. Eu creio que meu milagre irá chegar, seja ele no físico, emocional ou espiritual.

As obras que li na formação de renascimento completam também o que a mestra ensina, me dando segurança para atuar nas intervenções sistêmicas.

E o mestre da oração São João da Cruz segurou minha mãe junto com a mestra Olinda nestes meses de noite, de diagnósticos difíceis, de superação e reencontro. O diagnóstico não é a sentença, e a Luz divina que habita em mim está começando a vislumbrar o amanhecer desta noite escura da minha alma.

Passada a fase de rebeldia, percebi que este curso veio descortinar os anseios da alma humana em busca de cura, respostas, transformação, amor e paz. Se torna um alimento sólido para aqueles que querem continuar sua evolução, sendo um caminho seguro e abençoado de se seguir.

Não é apenas uma técnica terapêutica. Se quiser a técnica ele te dá. Se quiser uma reforma de vida, ele vem com tudo que é necessário para que você almeje este objetivo.

Este curso nos permite desenvolver a pratica de uma técnica terapêutica sistêmica poderosa capaz de ajudar o indivíduo a sair do quadro de dor e sofrimento, a ter a cura e melhora nos aspectos da vida que queira mudar.

As Constelações Sistêmicas se tornam um estilo de vida, um processo de cura, uma jornada da qual não tem fim pois o ser humano sempre está em evolução e aprendizado. E é nesse caminhar que quero seguir adiante.

Depois de retomar os estudos, pude pôr em pratica e colher os frutos. Meus escritos no saber sistêmico provam este maturar psíquico que a mestra conduziu silenciosamente.

Na minha vida pessoal pude perceber a melhora no relacionamento materno e conjugal, aceitação e acolhimento quanto ao meu enteado e o relacionamento anterior do meu esposo; mais clareza de entendimento das vicissitudes da vida principalmente dos meus quadros de saúde e diagnóstico de câncer de tireoide; mais amor para comigo e com minha história familiar; início da dissolução de conflitos importantes que me levam a dores físicas e sofrimentos; vivenciar a maternidade de forma mais consciente principalmente com o diagnóstico de Espectro Autista da minha filha; compreender que eu não posso fazer tudo, ser tudo, estar controlando tudo ao tempo todo e que a mim me cabe o que é meu, apenas. E principalmente, a aceitação da minha mãe que era a minha maior dor.

Já na minha vida profissional pude praticar mais gratidão ao meu emprego atual, planejamento para a transição de carreira como Terapeuta Sistêmica e Inicio de atendimentos terapêuticos. Aplicação dos saberes sistêmicos na gestão de pessoas, como profissional de recursos humanos voltada ao desenvolvimento humano e organizacional.

Essa jornada de cura só está no começo e minha odisseia continua, porém já estou comprometida comigo em:
•    Desenvolver hábitos de vida mais saudáveis, cuidar não só da alma mas também do corpo que sem ele não posso fazer nada;
•    Desenvolver o processo de cura em mim, para que eu e meu sistema familiar possa se desemaranhar e assim vivermos mais felizes, curados, saudáveis e prósperos;
•    Investir mais em mim, na minha formação como ser humano e terapeuta sistêmico;
•    Respirar mais, meditar mais e falar menos;
•    Viver de acordo com os saberes sistêmicos e tornar a constelação um estilo de vida.

São tantas e tantas linhas para se escrever, que não conseguiria, e espero poder continuar contribuindo com o blog saber sistêmico e assim que puder participar das demais formações e da turma máster.

Por hora, com muitas lagrimas de alegria, recomendo este curso e finalizo com muito amor e digo:

Mestra, primeiramente gratidão por derramar sua vida, sua obra com tanta generosidade na formação de almas. Entendo que seu trabalho só é possível pela permissão divina e te vejo como a face da misericórdia de Deus para tantos que sofrem em busca de respostas.

Gratidão por abrir meus olhos, por tocar minha alma e fazer com que eu vislumbrasse as curas para mim e meu sistema familiar.

Gratidão por tornar possível viver minha vocação e proposito de vida. Gratidão por não desistir de mim e não soltar a minha mão, mesmo sem me conhecer.
 

Este curso é incrível.

Veio em uma hora que a humanidade mais sofre, além das mazelas humanas já conhecidas passamos pela pandemia de covid19. Imagine o tamanho da fragilidade humana para dar conta de tudo isto? Só com os saberes sistêmicos mesmo para ser possível sair desse quadro de dor.

Na foto do post está eu, em vários momentos da minha vida, e por último no centro, depois dos saberes sistêmicos. Só para demonstrar que cura é jornada e disposição de alma!

Que a Luz Divina que habita em nós encontre os confortos e consolos necessários nesse manancial incrível e as almas se abram para suas curas.

Com amor, 

Até breve...

De sua pequena aluna,

#RCC
 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.