Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

RELATO DE CONCLUSÃO DE CURSO - MERGULHO NA ALMA

RELATO DE CONCLUSÃO DE CURSO - MERGULHO NA ALMA
Nathalia Charlois
jul. 25 - 5 min de leitura
010

Ao iniciar o preenchimento do questionário de conclusão de curso, pediram que fizesse um novo relato, contando sobre a experiência dessa jornada que foi a formação real em constelação sistêmica. Indicaram que a publicação pudesse ter este título mencionado acima e aceitei a sugestão, pois cabe muito bem ao que foi esse curso para mim. Um mergulho na alma.

Inicialmente, o que me moveu a procurar as constelações, foi uma curiosidade sobre esta técnica que estava sendo falada. Gostaria de saber mais e entender como funcionava. Nos primeiros contatos com as aulas de Olinda e a maneira como ela ensinava e também, vendo a coisa acontecer ali na prática, com as aulas de terapia de relacionamento no ano de 2020, muita coisa ressoou dentro de mim.

Pude me reaver com questões que acreditava estarem resolvidas, mexeu em sentimentos que estavam adormecidos. Balançou todas minhas certezas e me fez compreender muita coisa por um outro olhar, pelas ordens do amor e pelo amor em si.

Eu estava em um momento de busca do autoconhecimento, fazendo análise, após tantos anos de recusa em iniciar esse processo e com as aulas e constelações que acompanhei de ouvinte, pude ter muitos insights e pegar caronas em questões pessoais, o que auxiliou também em minha análise pessoal.

Foi um processo muito bonito e intenso, onde essa busca pelo meu aprimorar pessoal, foi me empoderando sobre meus desejos, me dando o contorno necessário para que pudesse cuidar mais de mim e também buscar relações mais saudáveis e funcionais do que as que estava vivendo anteriormente.

Cura é jornada, como dito muitas vezes pela mestra Olinda e hoje entendo a importância dessa jornada em meu processo de cura, que ainda está sendo realizado e acredito que assim permanecemos durante esta jornada da vida, buscando aprender, olhar com olhos sistêmicos sobre o que nos acontece, nossas relações, conflitos e conquistas.

Esta jornada que realmente é um mergulho na alma, como o título sugere. Olharmos para além do aparente que nos é dado a princípio, observando tudo que pode ser entendido e entender que só estamos aqui, porque temos muitos atrás de nós que nos sustentam e nos possibilitaram isto.

Essa sensação de pertencimento e inclusão de que faço parte de um sistema com muitos que vieram antes de mim, olhar e enxerga-los como parte de mim, fez com que me sentisse mais inteira e mais completa neste caminho.

Entendi que muitas coisas não pertence só a mim, mas que viemos carregando desde muito tempo e que a partir disso, desse novo conhecimento, posso trilhar novos caminhos com novas perspectivas, podendo assim alegrar minha manada e não apenas reproduzir o que já foi feito em lealdade aos meus, mesmo que isso fosse prejudicial.

Esse movimento, tem me dado mais liberdade para poder viver a vida de uma forma mais leve e proveitosa, de que sou merecedora da minha vida e da felicidade também. Sabendo claro, que percalços existirão, mas que são para ser olhados e compreendidos.

Poder olhar os sintomas e entender o que eles podem estar me contando, a mim e ao sistema.

Meu percurso nesse curso não foi sempre linear, acredito que pela densidade do que é ensinado, não tem como ser dessa maneira. Percebi que repeti padrões de querer abandonar e não terminar algo começado, me engajei inicialmente mas fiquei elaborando o que foi apreendido e aprendido, deixei um pouco de lado as constelações, até retomar e aprender demais novamente.

E justamente, em outro momento de minha vida, que os ensinamentos foram de grande valia.

Acredito que as coisas não acontecem ao acaso, e aí percebia a beleza que é viver de forma sistêmica, onde as constelações acontecem a todo momento e não apenas durante uma constelação em si.

Tive então a oportunidade de constelar com uma amiga querida e que faz parte do curso Master, sobre um tema que era bem difícil para mim, a perda dos meus quatro filhos. Acredito que este foi um dos grandes fatores que me trouxeram a esta formação também.

Hoje, ao finalizar esse percurso do curso, sinto muita gratidão, pela oportunidade que tive e estou tendo, pois sei que esse aprendizado e processo de cura não param por aqui, com a finalização do curso é algo que está gravado em minha alma e que faz parte de quem eu sou hoje.

Que essa jornada continue.

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.