Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

RELATO DE CONCLUSÃO DE CURSO TRANSFORMAÇÃO

RELATO DE CONCLUSÃO DE CURSO TRANSFORMAÇÃO
Shirley Martins Menezes Svazati
jun. 11 - 5 min de leitura
000

Gratidão imensa Olinda querida! A proposta de estudoterapia é algo maravilhoso que realmente transforma a vida de quem participa de sua formação e de muitas outras pessoas, num efeito multiplicador.

Sua maneira amorosa e inspiradora de interpretar e de difundir os saberes sistêmicos faz com que a formação real tenha um diferencial incrível dentre as tantas formações disponíveis na área.

Iniciei o curso Formação Real em Constelações Sistêmicas com Olinda Guedes motivada pela possibilidade de trabalhar em mim as questões sistêmicas e também de poder ajudar outras pessoas. O desenvolvimento humano sempre me interessou e desde a mocidade busco informações sobre o tema, mas este foi o primeiro curso sobre constelações sistêmicas.

A jornada de cura durante a obtenção das informações apresentadas neste curso é intensa e gradativa. Aos poucos, tudo vai se encaixando num processo de entendimento interno. Posso dizer que hoje sou uma pessoa diferente do que era quando iniciei esta formação. A maneira como me relaciono comigo, com as pessoas, e com as situações é diferente.

Mudou para melhor. Acredito que as curas internas em mim estejam influenciando também mudanças em outras pessoas de meu sistema.

Olinda explica que “nem tudo na vida são memórias pessoais, também herdamos coisas que ficaram em aberto, que nossos antepassados não conseguiram resolver ou completar. Os descendentes podem carregar isso como sintoma e como lealdade ao sistema.”

Fica claro que o que somos e o que vivemos reflete percepções pessoais e de nossos antepassados sobre os eventos vivenciados, seja após o nascimento ou mesmo durante o período em que fomos gerados.

Em função disso, busquei conhecer melhor a história de meus antepassados e entender se alguns medos e sintomas que tinha eram provenientes de memórias pessoais ou transgeracionais. Entendi de onde vinham muitos medos que carregava a vida inteira, comportamentos e sentimentos que sempre tive, muitos deles sem fazer parte do contexto.

Quantos entendimentos. Quanto constelei!

Aprendi e curei muitas, muitas questões. De um modo geral, fica registrado, experienciado, o quanto cada ser humano é único, mas ao mesmo tempo, é uno, fazendo parte de um sistema único e perfeito criado por Deus. Pude entender o quanto algo em cada um de nós influencia os outros e o quanto algo nos outros podem nos influenciar, seja para efetuar uma cura ou mesmo para adoecer.

E por meio dessa conexão, vejo que posso ser instrumento de transformação e cura na minha vida e na vida de outras pessoas. Posso me colocar a serviço de meu sistema e hoje consciente do papel de recebedora da vida, posso buscar passá-la adiante, como deve ser.

Agora eu sei que a cura para nossas dores, sejam grandes ou pequenas, físicas ou emocionais, está no entendimento dos princípios sistêmicos, nas leis da vida, no completar esse entendimento profundamente, e na conversão feita no coração.

Aquela conversão que leva à uma mudança de atitude em relação a algo, num processo conduzido pelo amor, pela humildade perante a vida e pela empatia.

E assim vou dando continuidade a essa jornada de descobrimento, buscando saber quais são as tarefas de meu sistema que ficaram em aberto para serem cumpridas. Também com o desejo latente de levar adiante legados positivos deixados por minha família de origem.

A jornada segue, e sempre haverá um tanto a ser feito. Muitas inclusões, tantas descobertas e tarefas. Cada coisa a seu tempo. O aprendizado maior sempre requer um grau de conhecimento. Obrigada meu Deus pela oportunidade.

Se pudesse dar algumas sugestões para que os saberes das constelações sistêmicas fossem aplicados como estilo de vida, como sempre nos instrui Olinda Guedes, seriam:

- Não se desespere diante das dificuldades da vida. Todas as dores têm um motivo e podem ser curadas. É importante tentar entender o real motivo e buscar saber o que deve ser feito;

- Procure ajuda, Deus sempre mostrará alguém que já passou pelo que passou e verdadeiramente interessado em servir as vivências da formação real, mostram o quanto outras pessoas podem estar interessadas em ajudar o próximo, com amor;

- No lugar da exclusão, a inclusão, ainda que de princípio essa inclusão possa não parecer tão favorável, ela é sempre positiva, incluir não significa endossar atitudes que não são funcionais, inclua sempre;

- Entenda e aja de acordo com a ordem natural, respeite a ordem e a hierarquia;

- Ofereça o verdadeiro amor a si mesmo, ao próximo e a tudo que executar;

- Busque o equilíbrio, seja em suas ações ou na forma como se relaciona com o mundo, consigo mesmo e com outras pessoas;

- Antes de ajudar ao outro, ajude a si próprio, se conheça e cure suas dores. O outro só vai até onde você conseguir chegar; e 

- Conheça sua história, a história de sua família de origem. Busque saber como eram seus antepassados, entender o porquê das atitudes que tiveram e também das que você tem.

Gratidão imensa.

À Deus, Olinda, à toda equipe e aos colegas desta formação!

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.