Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

RELATO DE CONCLUSÃO DO CURSO – APRENDENDO CONSTELAÇÕES AO CAMINHAR NA MINHA ESSÊNCIA

RELATO DE CONCLUSÃO DO CURSO –  APRENDENDO CONSTELAÇÕES AO CAMINHAR NA MINHA ESSÊNCIA
Maria Angélica Pires de Souza
jun. 16 - 3 min de leitura
000

O tempo é medido pela forma como nos sentimos inteiros, assim, estou aqui para revelar o quanto o Curso Formação Real em Constelações Sistêmicas com Olinda Guedes, trouxe conhecimentos que me levaram a ter segurança em minhas convicções e liberdade de ser como sou. Essa descoberta teve ganhos para a minha vida pessoal e profissional, então só posso agradecer.

Conheci na Escola Real, as Constelações Sistêmicas, e fiz delas um estilo de vida. Esse novo modo de olhar, de enxergar adiante se revelou ao ler o livro Além do Aparente.

Observei que muitas dúvidas sobre as dores humanas foram esclarecidas de forma simples ao ler A Verdade Sobre o Sofrimento Humano. Esse livro explica que muitas doenças são manifestadas por sintomas pessoais ou transgeracionais que podem ser curados a partir das Constelações individuais ou em grupo.

Aprendi que podemos conhecer muito das crianças e adolescentes no espaço escolar fazendo uma simples pergunta, como a do título do livro O que traz quem levamos para a escola?

Continuei minha caminhada ouvindo, em todas as aulas, o incentivo à leitura das obras do criador das Constelações familiares, Bert Hellinger, e dos livros de Olinda Guedes, citados nos três parágrafos anteriores, que são guias indispensáveis para uma trajetória de formação em Constelações sistêmicas, além de outros inúmeros autores que foram sugeridos ao longo do curso. Um universo de textos que me deu o alicerce de conhecimentos necessários para ser uma terapeuta sistêmica com padrão Real.

No caminho dessa jornada sem cobranças, da escola Real, observei pedras e rochas e nelas descobri o significado de podermos fazer, dos nossos pesos (rochas), grãos de areia para massagear os pés ao caminhar, ou de grandes fardos retirar sementes que, semeadas, podem brotar frutos, novas vidas.

Usar metáforas, poesias, métricas fazem parte do processo de formação, e compreendi que essa aprendizagem faz toda a diferença no atendimento das constelações.

Esse espaço é verdadeiramente um lugar de aprendizagem que mostra como se faz uma constelação sistêmica, bem como indica as bases da Pedagogia Sistêmica que deveria ser implantada em todas as escolas,  ideia tão acertadamente defendida pela professora Olinda.

Ao finalizar, vejo o quanto aprendi e o quanto já utilizo em meus atendimentos, procedimentos aprendidos nesta escola que incentiva o aluno em formação a ousar  (antes feito que perfeito);  a estimular o hábito pela leitura; a mudar, fazendo das constelações um estilo de vida; a caminhar (terapia é uma jornada); a enxergar além do aparente; a compreender a verdade sobre o sofrimento humano, revelado por sintomas pessoais ou transgeracionais; a lembrar da transcendência e da espiritualidade;  a vigiar a linguagem que fala para tocar o coração daquele que traz seu corpo de dor e, finalmente,  a reconhecer o amor de mãe, amor de graça.

GRATIDÃO PROFESSORA MESTRA OLINDA GUEDES!

Tag  #RCCFR

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.