Antes de estudar sobre as Constelações, o meu entendimento sobre ajuda era completamente diferente.
O papel de salvadora era algo muito forte dentro do meu sistema, e para fazer parte dele, lá estava eu querendo socorrer a todos, passando inclusive por cima de mim mesma.
Vou explanar abaixo um pouco sobre meu entendimento sobre as cinco Ordens da Ajuda:
- A Primeira Ordem fala sobre o equilíbrio entre dar e receber. O terapeuta só da aquilo que tem, percebo que por isso, precisamos tratar primeiro a nós, resolver nossos conflitos para depois estarmos aptos a atender. O cliente para compensar o que recebeu em sessão paga pelo atendimento, aquele cliente que não paga ele não se permitiu receber; caso seja um cliente que de fato não tem a condição de arcar monetariamente, existem inúmeras opções de troca para que o sistema seja equilibrado.
- A Segunda Ordem fala sobre o Respeito pelo destino do Outro tal como ele é. O cliente só terá força para seguir, se você olhar com amor para a situação que ele se encontra, por mais difícil que possa parecer, ele dá conta, “Deus só dá o frio conforme o cobertor” nem sei de quem é esta frase, mais cabe direitinho nesta ordem. E assim olhando muito respeitosamente para nosso cliente, conseguiremos orienta-lo neste processo de busca.
- A Terceira Ordem fala sobre a Relação Adulto para Adulto, ou seja, somente um adulto é capaz de olhar a necessidade e seguir adiante. Caso em atendimento percebemos que o cliente está no papel infantil é necessário que façamos alguma intervenção, uma meditação, um exercício de centramento, para que somente após ele estar de fato no papel de Adulto, possamos seguir.
- A Quarta ordem fala sobre a Empatia por todo aquele sistema do cliente, e não somente por ele. Claro que vamos ouvir a queixa dele com muito respeito, mas precisamos olhar além, para aqueles ao qual o cliente reclama, provavelmente trarão as primeiras necessidades a serem resolvidas.
- A Quinta Ordem fala sobre o Amor. É necessário dar um lugar ao seu cliente em seu coração para que possa de fato atendê-lo. Quando chegar um tema que você não tenha conseguido ressignificar, seja prudente, não atenda e encaminhe para outro colega.
Abraço.
#MÓDULO 08