[ editar artigo]

RELATO DE CONCLUSÃO: PERGUNTAS, SÃO PRESENTES!

RELATO DE CONCLUSÃO: PERGUNTAS,  SÃO PRESENTES!

Um dia, ainda na minha fase de  adolescência, passando por uma livraria deparei-me com um livro que pareceu ser um bom presente a ser adquirido.  Lendo o meu "presente"  fui descobrindo várias questões, que antes,  eu já havia feito a mim mesma. 

Enquanto meus olhos  pairavam  naquelas páginas, encantei-me com todos os  termos e com estas sugestões: 

…“eu sou uma pergunta. Minha cabeça é um ponto de interrogação… olho e me interrogo. Escuto, e me surge um porquê. Sinto, e as sensações são uma interrogação…”. “A vida é uma pergunta”.

Será…?  

Na sequência das páginas descobri as seguintes afirmações: 

“A vida é uma resposta… eu sou um ser responsável… A vida é ao mesmo tempo uma pergunta e uma resposta… é necessário uma busca… para encontrar as respostas … Chegar ao final da vida com uma porção de perguntas sem respostas é ter caminhado à margem da vida, é ter vivido superficialmente…”. 

Diante disso e  num relance imaginário pensei:  se essa é a questão, vou em busca de uma vida cheia de respostas positivas… (O livro ficou guardadinho na estante e na memória).  

O tempo passou,  inúmeros “pontos” e interrogações foram surgindo, respostas foram  encontradas. Contudo, muitas situações pareciam sem conexão e  sentido. 

Com isso, decidi avançar um pouco mais,  formulando novas questões, até  compreender o que eu havia vivido sem haver compreendido ainda, pois, diante de certas situações, sempre surgia-me a sensação de que alguma peça no meu “quebra cabeça'' estava faltando. Sim, algo faltava.

Foi em busca desse algo que cheguei à Formação Real em Constelações Sistêmicas. 

A Formação, então,  veio de encontro com a minha incansável busca de conhecimento, compreensão e aprofundamento sobre temas referentes à melhor forma de viver e conviver com os constantes desafios cotidianos. 

Agora sim, agora eu vejo, ouço e  compreendo melhor as interrogações que eu trazia e que ainda não haviam sido esclarecidas. As vivências constelatórias individuais e em grupo, os textos lidos, as canções e aulas ouvidas, os filmes assistidos,  a troca de saberes com as  pessoas que encontrei no espaço da Formação Real, abriu-me novamente o portal  da  memória, para uma maior compreensão das minhas questões no contexto da vida: pessoal, familiar e social. 

Agora sim, agora posso tomar em mãos os  livros mencionados nas  referências bibliográficas do curso, e também, aquele antigo e  novo livro: “A vida é uma pergunta e uma resposta”,  seus ensinamentos são preciosos, assim, como e  quão preciosa é a Formação em Constelações Sistêmicas da Escola Real.

Nesse espaço, e momento preciso, encontrei a  possibilidade de rever a  história, situar o momento presente  e direcionar-me para a vida com as bênçãos, força e energia renovada, tendo em vista, uma vida mais consistente, leve, satisfatória e feliz. 

                                                                                          ****

Gratidão por tudo,  SEMPRE!

Constelações Sistêmicas

Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Ler conteúdo completo
Indicados para você