Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

RELATÓRIO DE CONCLUSÃO DE CURSO CONSTELAÇÕES

RELATÓRIO DE CONCLUSÃO DE CURSO CONSTELAÇÕES
Eliane Gonçalves
jul. 25 - 6 min de leitura
020

Os primeiros contatos com a Constelação.

Já tinha ouvido falar em Constelações Familiares, mas tinha muitas crenças sobre as constelações, Em 2019 fiz um curso de PNL sistêmico, depois em 2019 fui convidada para fazer um Workshop de Constelação Sistêmica, Constelação na água, mas não me interessei. 

Em 2020, através da Fabrícia Gonçalves de Dourados/MS que me convidou, fiz um Workshop com a Olinda Guedes, e, a seguir, veio uma semana de Imersão de Constelação com a mesma e também as constelações na água, eu aceitei  fazer esta semana de imersão, foi quando eu fiquei encantada com o que foi apresentado pela Mestra Olinda Guedes, e os benefícios e cura.

E foi assim que iniciei em Julho de 2020, em meio a uma pandemia, através de um curso online que no inicio foi um desafio e quebra de crença, porque eu já tinha participado de constelação em grupo e não tinha gostado muito, mas no PNL sistêmico eu comecei a ter uma nova visão e na imersão me apaixonei, não relutei e me inscrevi para participar na primeira turma da Mestra Olinda com as constelações online.

Fiquei encantada com o potencial transformador, com os benefícios para mim e para os meus clientes; eu sou Terapeuta Integrativa desde 2016, e com elas eu aplico as Técnicas SNT – Barômetro Emocional, TFT, Barras de Access, Hipnose Clinica, PNL Sistêmico, Biossistema.

Desde então de julho de 2020, estou nessa Jornada na Formação Real de Constelação Sistêmica na Escola Real, e está sendo muito enriquecedor e transformador.

Durante esse período eu fiz duas constelações, também participei de um grupo  com a Fabrícia Gonçalves do Instituto Humanise de Dourados/MS. Foram experiências profundas, que me trouxeram paz e uma certeza de que “está tudo certo’’. Muita coisa tem mudando na minha vida, a partir de então.

Foi verdadeiramente uma imersão, com muito estudos a cada módulo, aula, live, as leituras dos Livros: Sete Experimentos que podem Mudar o Mundo , Além do Aparente,  A Verdade sobre o Sofrimento Humano.

Foi muito aprendizado, insights, participação como representante em algumas constelações, muitas caronas muitas fichas que caíram a cada aula.

Ter um olhar para os princípios sistêmicos e seus movimentos, apresentando em cada módulo uma abordagem e o modo de atendimento, os recursos utilizados.

Tanto com bonecos na água, como com representantes humanos, nossa mestra ensina que devemos tocar o coração do cliente, sabendo acolher desde o momento que ele faz o agendamento até depois o termino da sessão, também ter sempre um lugar com cantinho simples mas acolhedor.

Hoje vejo nesta técnica uma nova forma de compreensão dos fenômenos humanos, que já muito me influencia na atuação como Terapeuta. A imperiosa necessidade de incluir no campo existencial aquilo de que muitas vezes quem é atendido deseja se “livrar”, tem ampliado meu olhar e trazido resultados muito mais consistentes.

Os efeitos da Constelação Familiar na minha vida:

- Compreender e não apenas entender que o amor é a fonte maior da cura e, que para que este amor flua, é preciso que cada um ocupe seu próprio lugar, é simples, pura e complexa alquimia. Respeitar silenciosamente e sem intenção de Julgamento, colocando à disposição do desemaranhar de tantas histórias enoveladas em dor, sofrimentos e tantos outros sentimentos, tem sido um exercício muito importante.

Mais uma vez, afirmo: o fato de ter passado este tempo vivenciando exercícios sistêmicos e constelações foi profundamente transformador. Percebi também, que tanto para o constelador, quanto para o representante, cada situação trabalhada reflete seu próprio campo.

Ou seja, os representantes, por exemplo, não são escolhidos ao acaso. Se eu observar bem, todas as vezes em que fui convidada a participar de uma constelação, aquele papel que representei na constelação de outra pessoa também tinha alguma relação com minha própria história. E também me transformou um pouco.

O que aprendi:

- De uma forma mais ampla, o que os estudos de constelação e a vivências têm me ensinado já tem modificado em meu dia a dia as relações com as pessoas e comigo mesma. Cada dia que passa tenho a certeza de que foi uma escolha adequada, que foi um investimento muito enriquecedor para mim, como pessoa, como terapeuta.

Espero, com esse curso, poder realmente colocar em prática tudo que já li e vivenciei à respeito das constelações. Também quero organizar tudo isto em um corpo mais consistente de conhecimentos, pois, quero mergulhar neste universo e me colocar, através dele, ainda mais a serviço da vida.

Serei eternamente grata a Mestra Olinda, por ter nos proporcionados tanto aprendizado, de uma maneira tão carinhosa, afetuosa, e por ter nos recebido em sua casa, na sua vida Real, e assim está terminando o inicio de uma longa Jornada que eu quero trilhar na minha vida.

Gratidão Mestra Olinda, e desejo a você muita Luz.

Gratidão em especial para a Fabrícia Gonçalves que me apresentou a Constelação.

Também não poderia deixar de agradecer toda a Equipe da Formação Real.

Sizume – pela atenção e paciência;

Susy Guedes – pelas sábias palavras, e oração;

Irmã Neiva – pelas orações lindas;

Alice – pelas canções lindas;

Jair – pelas canções lindas,

Gratidão e um beijo florido para todos!

Canção da Oração de São Francisco

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz
Onde houver ódio, que eu leve o amor
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão
Onde houver discórdia, que eu leve união
Onde houver dúvida, que eu leve a fé

Onde houver erro, que eu leve a verdade
Onde houver desespero, que eu leve a esperança
Onde houver tristeza, que eu leve alegria
Onde houver trevas, que eu leve a luz

Ó mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado
Compreender que ser compreendido
Amar que ser amado
Pois é dando que se recebe
É perdoando que se é perdoado
E é morrendo que se vive
Para a vida eterna

Ó mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado
Compreender que ser compreendido
Amar que ser amado
Pois é dando que se recebe
É perdoando que se é perdoado
E é morrendo que se vive
Para a vida eterna

 

#RCCFR

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.