Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

RESUMO DO MÓDULO 7

RESUMO DO MÓDULO 7
Vilmarisa Carneiro da Silva
dez. 27 - 4 min de leitura
000

O que são as noites escuras?

No módulo 7, Olinda fala sobre as noites escuras da alma. E o que são essas noites escuras? Elas chegam para todos nós e precisamos estar prontos para que, quando essas noites escuras chegarem, possamos estar abertos para superá-las.

As noites escuras que vivenciamos são memórias transgeracionais que ocorrem quando acontece um fato traumático como:  psicose, esquizofrenia e o transtorno mental. Esses fatos traumáticos passam de geração em geração e precisam ser curados. Do ponto de vista sistêmico, estas doenças têm cura e precisam de uma intervenção sensorial, uma medicação alopática e também da medicação psiquiátrica.

A vida atual é consequência dos antepassados, daquilo que fizeram. O que é feito  hoje determinará a vida dos descendentes.

O sofrimento é uma oportunidade que a vida traz. Oportunidades de cura e transformação.

Como lidar com as noites escuras?

Na segunda aula deste módulo foi visto que as noites escuras são grandes oportunidades de cura que o sistema  oferece. Estudar sobre elas é um trabalho de humildade.

Os sofrimentos existem e não tem a ver com o que a pessoa fez ou deixou de fazer.

As fatalidades que acontecem são pontos de energia que aconteceram em várias gerações e precisam ser curadas. Através de uma intervenção sistêmica, podemos dizer que a noite escura é uma oportunidade de ir além.

Quando agimos com persistência e dobramos os joelhos, a intervenção Divina vêm por meio dos médicos, terapeutas, etc.

Uma noite escura da alma sozinha é muito mais difícil que uma noite escura da alma coletiva.

Soluções ou Luz Divina?

A terceira aula traz que toda noite escura carrega em si a luz Divina, mas quando ela surge é difícil encontrar a luz Divina.

A bipolaridade, por exemplo, é a vivência de um fato traumático que está associada com a memória do perpetrador, onde por um determinado tempo pode tudo e seis meses depois ela fica associada com a memória da vítima ficando triste, chateada e incapaz.

Há realidades que só a pessoa vê e sente e o terapeuta precisa estar ao lado, pesquisando com ela de onde vem a memória traumática vivenciada.

A luz Divina nas noites escuras é a caridade e a empatia, exatamente quando o terapeuta precisa ter essa flexibilidade de se colocar no lugar do outro e agir com caridade.

Dislexia, autismo e gagueira

A quarta aula fala dos sintomas da dislexia, autismo e gagueira. As pessoas que sofrem com esses sintomas, muitas vezes, são excluídas, sofrem Bulling. A vida para elas se torna muito difícil. Essas pessoas são especiais porque carregam oportunidades de cura ajudando outras pessoas do seu sistema a seguirem livres. Quando olhamos com amor para essas pessoas, os ajudamos a transitar de maneira mais leve.

Sexualidade e afetividade

A quinta aula trata de assuntos relacionados à sexualidade e à afetividade.

A sexualidade é o limiar entre o físico, a transcendência e o espiritual. Muitas pessoas sofrem de disfunção sexual porque a sexualidade é a força da vida existindo para que a vida possa seguir adiante. É o empoderamento da vida.

Não é normal a compulsão por sexo, mas também não é normal a falta de desejo. A pessoa compulsiva por sexo e aquela que não sente desejo vivenciam noites escuras da alma. 

Sem afeto a sexualidade entra em desequilíbrio.

A afetividade e a sexualidade, quando saudáveis, fazem com que a vida siga adiante e bem.

A boa e a má culpa

Na sexta aula Olinda fala sobre a boa e a má culpa, onde a má culpa não nos torna insensatos. Alguém da família carrega isso. E a boa culpa é algo que faz com que se olhe para o outro com gratidão. Olhar com gratidão é reconhecer, ter discernimento e não condenar o outro.

Muitas pessoas com situações especiais viveram grandes opressões pois devido ao sentimento de má culpa, os esconderam.

A boa culpa leva à gratidão.

#mod07#resumo

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.