Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

[MÓDULO 6-TEMAS EXISTENCIAIS: POR QUE ISSO ACONTECE COMIGO?

[MÓDULO 6-TEMAS EXISTENCIAIS:  POR QUE ISSO ACONTECE  COMIGO?
Vilmarisa Carneiro da Silva
out. 26 - 7 min de leitura
010

O módulo 6 trata de situações repetitivas que acontecem na vida das pessoas e, muitas vezes, trazem aborrecimentos e sofrimentos. São pequenas situações que acabam tirando a alegria de viver e, na maioria das vezes, a pessoa não sabe porque isso acontece com ela.

Esses sofrimentos corriqueiros são memórias transgeracionais, são lições que não foram assimiladas, situações que estão esperando a cura. É preciso olhar terapeuticamente para esses sintomas. 

Os sintomas chegam em nossas vidas para que possamos resolver e quando curamos esses sintomas libertamos a próxima geração: filhos, netos e bisnetos.

Os sofrimentos que temos não são normais, não fazem parte de uma vida boa e feliz. Tudo o que impede uma pessoa de ter uma vida melhor são emaranhamentos, lealdades que precisam ser curados.

Muitas vezes, o ser humano só dá atenção para situações de urgência e emergência. Quantas pessoas acabam morrendo de depressão, obesidade,  é preciso olhar para as pequenas coisas, pois elas trazem a alegria, a saúde.

Melancolia, depressão, ansiedade, insônia criam um desequilíbrio bioquímico no organismo e isso pode afetar a saúde da pessoa.

A intervenção terapêutica pode auxiliar a pessoa a mudar o seu destino.

A quarta aula deste módulo fala sobre os fatos cotidianos que também são sintomas. Todo sofrimento, toda situação que traz alguma dor são sintomas. Acidentes domésticos que ocorrem com frequência sempre que a pessoa recebe uma visita importante ou quando a pessoa está fazendo uma construção e aparece um fornecedor querendo levar vantagens. É preciso olhar com seriedade, prestar atenção nos sintomas cotidianos e constelar, porque,  muitas vezes, esses sintomas não foram tratados e estão à espera de cura.

A sexta aula traz a abordagem dos contos de fadas e histórias infantis, onde os contos de fadas dizem respeito acerca de situações existenciais dentro de um sistema.

 

Os sintomas mais comuns dentro do meu sistema são: insônia, diabete, problemas cardíacos e reumatismo.

 

Relato do filme: Colcha de Retalhos

O filme relata a história de Finn, uma jovem de 26 anos, filha de pais separados que está prestes a se casar com um jovem carpinteiro chamado San. Finn precisa terminar de escrever sua tese de mestrado e em busca de inspiração resolve ir passar uns três meses na casa de sua avó e sua tia Gladi. Quando chega a casa de sua tia, encontra um grupo de mulheres que, desde muito tempo, se reúnem para confeccionar colchas de retalhos.

Cada colcha confeccionada por elas tem um tema específico e a atual colcha que estavam confeccionando tinha como tema "Onde reside o amor",  esta colcha era o presente de casamento para Finn. Cada bordado dos retalhos tinha uma história e Finn foi apresentada às experiências vividas pelo grupo de mulheres que são histórias marcadas por encontros e desencontros amorosos.

A primeira história que Finn conhece é a de sua avó e sua tia Gladi. Sua avó era casada com um homem que estava à beira da morte e, sem saber o que fazer,  acaba se envolvendo com o marido de sua irmã Gladi, que muito revoltada,  acaba quebrando tudo o que via pela frente. Algum tempo depois, Gladi começa a juntar os cacos e faz uma obra de arte.

A próxima história que Finn conhece é a de Sofia. Sofia era uma jovem nadadora que tinha como sonho seguir carreira profissional, mas conheceu um jovem geólogo, se apaixonou e acabou casando-se com ele. Sua mãe sempre lhe dizia que filha mulher não precisava estudar, tinha que se casar.

Logo que se casou acabou tornou-se mãe e  não pôde acompanhar o marido em suas viagens como ele havia prometido, pois tinha que cuidar dos filhos e dos afazeres domésticos. Como recompensa seu marido fez um laguinho no quintal para que ela pudesse banhar os seus pés.

Certo dia sua filha mais velha disse  que queria estudar, mas Sofia acabou repetindo o que sua mãe havia dito: "filha mulher não precisa estudar, filha mulher precisa se casar". Sofia estava sempre mal-humorada até que um dia, numa noite chuvosa, seu esposo fez as malas e foi embora deixando-a com os filhos.

Em seguida Finn conhece a história de Em, casada com um artista pintor,  que a traía desde o início de seu casamento.

A última história que Finn conheceu é a de Ana e Mariana (mãe e filha), duas mulheres que representam a força da mulher negra. Ana conta a história de sua bisavó que sai a procura de seus pais. Depois de uma longa caminhada, encontra um corvo que a conduz até o homem que seria seu esposo.

Ana se envolve com o filho do patrão, torna-se mãe e acaba criando a filha sozinha. Mariana,  filha de Ana é uma mulher experiente que viveu em Paris, teve muitos homens, mas o que ela realmente queria não podia ter, pois ele era um homem casado e fiel a sua esposa.

Neste período em que Finn ficou na casa de sua avó e sua tia, também acabou envolvendo-se com um rapaz da região e sentia-se muito atraída por ele. Cada vez que ele ia vê-la levava para ela uma bandeja de morangos. A mãe de Finn aparece e diz para a filha que vai se casar novamente com seu pai e isso acaba confundindo a cabeça de Finn, pois sua mãe sempre dizia que compromisso para a vida toda era difícil de ser cumprido, com isso Finn estava indecisa, não sabia se levava o noivado adiante e se casava com San.

De repente houve na região um forte vendaval, onde todos os papeis do seu trabalho de mestrado vai pelos ares e ela precisa juntar as folhas. Gladi e sua avó correm para dentro da casa. Sua tia Gladi acaba quebrando sua obra de arte como sinal de perdão à sua irmã e seu esposo.

Em corre para o ateliê e lá encontra somente retratos seus pintados pelo marido e percebe que ela foi o verdadeiro amor de seu esposo. Depois que a tempestade passa Finn está dormindo, sua avó a cobre com a colcha de retalhos e, em seguida aparece o corvo novamente.

Finn acorda, levanta-se enrolada na colcha,  o corvo a conduz até o seu verdadeiro amor San que a esperava do lado de fora até ela acordar. Então Finn percebe que ele é o homem com quem ela deve se casar.  

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.