Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

RESUMO MÓDULO 01- PRINCÍPIOS DAS CONSTELAÇÕES

RESUMO MÓDULO 01- PRINCÍPIOS DAS CONSTELAÇÕES
Vilmarisa Carneiro da Silva
jun. 22 - 3 min de leitura
000

Fundamentos e Princípios das Constelações

Constelações Sistêmicas é um método terapêutico desenvolvido pelo terapeuta alemão Bert Hellinger, que além de filósofo e teólogo, foi um grande pesquisador das relações humanas.

 Seu trabalho fenomenológico é baseado na observação. Quando tornou-se diretor em um colégio na África do Sul, Bert Hellinger passou a observar a vida do povo africano que, mesmo vivendo na escassez eram pessoas felizes, pois tinham dentro de si, um sentimento de pertença, onde um enxergava o outro, as pessoas se cumprimentavam.

Hellinger começou a observar que era isso que fazia a diferença, o modo como as pessoas se enxergavam, se olhavam demonstrando empatia pelo outro.

E a empatia é o pertencimento, o respeito, o se colocar no lugar do outro. O saber sistêmico se refere a isso. Portanto, precisamos tomá-lo como um estilo de vida e fazer os ajustes necessários para que as mudanças em nossas vidas tornem-se efetivas e consigamos seguir em frente de forma plena, harmoniosa e tranquila.

O que é o Campo

O campo é tudo, o universo, a natureza e tudo o que nela contém.

Vivemos em uma sociedade mecanicista onde para a ciência, o cosmo, a natureza, os animais, as plantas e as pessoas são consideradas como máquinas e foram feitas de matéria inconsciente, totalmente inanimadas desprovidas de alma.

Esta visão de mundo mecanicista torna-se essencialmente materialista, por isso muitas vezes as pessoas sentem medo da morte e não a consideram como uma aliada.

Sem dúvida nenhuma, da forma que estamos vivendo a questão da mortalidade, as pessoas ficam apavoradas com medo, por isso que hoje a vida precisa de muita cura e, a ciência como fundamento precisa estar a serviço da vida.

O universo, a natureza e tudo o que nela contém, inclusive o homem são feitos de matéria consciente.

A mente é o campo e é através dela que nos tornamos conscientes.

O tempo todo o campo informa, por isso a necessidade de trabalharmos o nosso campo mental e fazermos terapia, pois o único desejo do sistema é que nos tornemos completos, e todo sistema trabalha para isso.

Os princípios sistêmicos:  Pertencimento, Compensação e Ordem.

Pertencimento, Compensação e Ordem são os três princípios sistêmicos da natureza, são as leis que movem a vida e as relações humanas.

A natureza não discrimina ninguém, ela inclui a todos o tempo todo.

Todos nós como seres humanos temos fome de pertencimento e precisamos saber quem é a nossa família, a que grupo pertencemos.

Nós fazemos tudo para pertencer se não fazemos de forma positiva e saudável, será pela dor e sofrimento.

O 2° princípio sistêmico da natureza é o equilíbrio entre o dar e o receber. No âmbito dos relacionamentos o amor do pai e da mãe é gratuito. Sendo eles pessoas boas, justas, felizes e prósperas a criança aprenderá a ser generosa, saberá como seguir a sua vida e aprenderá a oferecer amor de graça.

O 3° princípio sistêmico da natureza é o da Ordem, onde cada um precisa saber o seu lugar e agir de acordo com o contexto o qual se vive. A Ordem traz equilíbrio, paz e amor.

A violação da ordem não traz prosperidade, onde não tem relação de ordem têm batalhas.

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.