Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

SERVIR É ELEVAR A CONSCIÊNCIA

SERVIR É ELEVAR A CONSCIÊNCIA
Cintia Cristina Silva Rossi
ago. 8 - 3 min de leitura
010

A melhor maneira de elevarmos nossa consciência é servindo. O terapeuta da alma, que realmente cuida do ser, serve, além de ser um instrumento que está a serviço do Criador.

Nosso querido irmão Bert Hellinger, deixou um legado maravilhoso que inclui princípios para quem deseja ajudar, para quem deseja cuidar do ser, as ordens da ajuda.

São cinco ordens.

A primeira ordem é que só podemos oferecer aquilo que temos, que já recebemos e pedir para o outro apenas aquilo que realmente necessitamos. Se não recebemos, não podemos dar. Podemos oferecer ao outro apenas até o limite onde chegamos em nosso próprio processo.

Por isso é de extrema importância o terapeuta se terapeutizar e curar suas feridas mais profundas, só assim poderá ajudar o outro com maior profundidade.

Outro detalhe importante, é que podemos ajudar apenas aquele que quer ajuda, que solicitou ajuda para si mesmo.

A segunda ordem se refere a tomar a realidade como ela é de fato. É importante considerar todas as circunstâncias, todo o contexto, todo o enredo e não apenas a queixa da pessoa. Esse é o pensamento sistêmico.

Quando consideramos o todo, encontramos a solução. Por isso é importante a pesquisa, ficar atendo a todos os detalhes, pois são diversos símbolos atuando dentro de um sistema.

Considerar também o fato que a cura não é apenas um episódio, mas sim uma jornada, ou seja, um processo contínuo e frequente.

A terceira ordem é tratar o outro como adulto, como ser maduro, pois a ajuda precisa acontecer de adulto para adulto, porque essa é uma atitude de respeito. Eu vejo você e já me olhei também. Eu sinto as suas dores, porque já experimentei muitas coisas também.

O adulto pode dialogar e escolher o que é melhor para si. Escolhas bem feitas são realizadas por seres amadurecidos.

A quarta ordem é quando ouvir a queixa do cliente, não a considerar apenas no aqui e no agora, mas sim observar todo o sistema, tudo o que se esconde por trás da queixa, nos acontecimentos do passado.

O terapeuta deve ter um profundo respeito pelo cliente, mas também por todo o seu sistema. Jamais deve assumir uma atitude presunçosa, criticar ou emitir julgamentos. Tudo tem dois lados da moeda.

É preciso olhar para o todo e com amor.

A quinta ordem revela que só podemos ajudar alguém quando dermos a essa pessoa e ao sistema dela um bom lugar no seu coração. É preciso ter respeito e uma atitude de amor pela pessoa e pelo seu sistema.

O terapeuta também precisa reservar-lhe o direto de ser humano, saber se pode ajudar e até que ponto pode ajudar, considerando sua própria história, feridas e sofrimentos.

Quando seguimos essas ordens, esses princípios, podemos servir com uma consciência mais elevada, estando assim, a serviço da vida e das forças maiores que a compõe.

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.