Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

SIM, EU POSSO PERTENCER

SIM, EU POSSO PERTENCER
Márcia Campos
jul. 8 - 3 min de leitura
010

É fascinante como o amor exerce sua sábia tutela, conduzindo-nos à cura, ainda que não lhe percebamos o propósito.

Meu recente ingresso no Curso de Formação Real em Constelações Sistêmicas foi cheio de atropelos, fazendo-me quase desistir da jornada de aprendizagem.

Aparentemente, questões técnicas impediam meu ingresso ao Grupo do Telegram, mas a equipe de retaguarda não desistiu de mim.

Gratidão a ela! 

Gratidão também à alma do meu grupo familiar que não desistiu de me colocar a seu serviço, e, assim, socorrer o nosso sistema.

Como isso se deu? Da forma mais inusitada! Hahaha, vou explicar.

Depois de inúmeras tentativas frustradas, finalmente conectei-me à Comunidade pelo Telegram, e a minha primeira iniciativa foi conhecer o ambiente.

Para isso escolhi assistir à gravação do Encontro-Tutoria de 28/6/21, com Sizumi Suzuki. E ela disse ali, às participantes do Encontro (participavam apenas mulheres), sobre dificuldades com o mundo digital: sejam pacientes com vocês mesmas, sejam generosas com você mesmas.

Se havia dúvida em mim sobre continuar a jornada, nesse momento ela se desfez porque a advertência tocou o meu coração, pois reconheço que muitas vezes não sou generosa comigo mesma.

Realmente, há uma poderosa força zelando por todos nós, protegendo todos os sistemas familiares, e, quando não é possível protegê-los, essa força busca meios de curar as suas feridas.

O depoimento de uma participante, a respeito de dificuldade técnica para ingressar no grupo do Telegram (hahaha, era o meu caso também!), ensejou a Sizumi fazer luz sobre um possível emaranhamento da participante.

Gentilmente, Sizumi a auxiliou a perceber que a sua dificuldade poderia ter relação com a exclusão de algum membro de seu sistema familiar, como de fato foi reconhecido pela participante, o que a motivava, inconscientemente, a não se permitir pertencer, como, por exemplo, dificultando o ingresso na Comunidade.

A participante pode então ver uma imagem de solução e, por fim, agradecer à Sizumi por isso.

Quanto a mim, participar indiretamente desse Encontro, posto que apenas assisti ao vídeo, foi como uma recepção.

Recepção emocionante e esclarecedora, pois percebi que também eu tenho dificuldade de me permitir o direito de pertencer, e percebi também que várias vezes rompi boas relações de amizade por razões inexplicáveis.

Percebi, então, que posso estar identificada com membros excluídos do meu sistema familiar, e, por isso, não me permito pertencer. Foi por essa razão que disse que o meu sistema familiar foi socorrido. Abriu-se a possibilidade da reconciliação.

Que bênção! 

Encerro este relato com o coração sentindo gratidão pela vivência que o Saber Sistêmico me proporcionou e digo com sinceridade: Sim, eu posso pertencer!

Gratidão.

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.