Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

SÍNTESE DO MÓDULO 8 - ORDENS DA AJUDA

SÍNTESE DO MÓDULO 8 - ORDENS DA AJUDA
Maria Aparecida Inácio Felipe
mai. 9 - 7 min de leitura
010

Esse lema da Escola Real é muito carinhoso e acolhedor, até parece um colo de mãe, e quem não gosta de um colo desses?

Nas aulas sobre constelação, a professora sempre diz : ser genitor(es), não significa ser pais, e quem oferece colo, são os pais, e amorosamente a Escola real oferece esse colo, cuidando do ser. Nesse período de estudo, consegui ler quatro livros, gostaria de contribuir com a leitura de todas as indicações,  e nesse momento, estou apreciando uma das obras de Bert Hellinger:

Meu trabalho, Minha vida, mais uma leitura que reforça o aprendizado do conteúdo estudado, essa obra relata a autobiografia do autor que enriquece  o conhecimento e dá dicas para trilharmos caminhos felizes.

Segundo Bert Hellinger, as ordens da ajuda são compostas por 5 princípios, e só saberemos se estamos ajudando corretamente se seguirmos esses princípios, são eles:

1- Oferecer somente aquilo que se tem, e tomar apenas o que precisa;

2- Tomar a realidade como ela é, o terapeuta ou o constelador precisa olhar para o cliente considerando as circunstâncias do todo, dessa forma fica mais fácil chegar à solução;

3-Tratar o outro como adulto, pois, a ajuda só deve acontecer de adulto para adulto numa relação de respeito;

4- Quando ouvir a queixa do cliente, não considerar só no aqui e agora, é necessário observar a queixa dentro do sistema;

5- Você só pode ajudar alguém, quando der a essa pessoa , um bom lugar no seu coração.

O constelador não pode fazer julgamento, se isso não for possível, a constelação e a ajuda não acontece. A partir desse módulo, compreendi a gramática das constelações, isto é, como deve acontecer. Agora eu sei que um atendimento começa a partir do momento que o cliente entra em contato com o constelador que precisa estar atento, pois tudo são sinais.

Quando um cliente agenda o seu atendimento com antecedência e por uma razão ou outra liga desmarcando ou cancelando, isso sinaliza um ponto de interrogação, ou se o tema apresentado tiver relação com dinheiro, isso leva o terapeuta a pensar que talvez esse cliente tenha problemas de relacionamento com o pai.

E ainda, se o cliente não dispõe de tempo hábil devido a inúmeros compromissos assumidos, mas sente que precisa dessa terapia, e mesmo assim não prioriza, o constelador deve entender que que essa pessoa possa ter conflitos com a mãe, por isso a importância de ficar atento o tempo todo, pois os sinais estão sempre presentes.

E durante o atendimento, se o terapeuta se vê impossibilitado de intervir porque o cliente fala o tempo todo, isso significa que existe um pranto escondido de dor e sofrimento que não foi possível ser pranteado, isso é comum no adulto e na maioria das vezes, os traumas saem através da fala, e na maioria vezes elas só precisam de alguém que as ouça. Mas o terapeuta também pode se deparar com um cliente que quase não fala, isso,  pelo olhar sistêmico, indica repressão e fatos traumáticos dentro do sistema ou numa memória de infância.

Com sabedoria, o terapeuta pode concluir uma constelação com uma ou várias frases, basta tocar o coração do cliente, porque os fatos traumáticos são as raízes dos segredos dos sistemas.

Muitas vezes, o cliente permanece no consultório num período de tempo inferior ao que foi proposto, então o terapeuta conversa com o cliente, faz alguns combinados, deixando- o livre para um outro encontro, caso sinta que há necessidade.

E a gramática das constelações demonstra também um aspecto que é muito comum, o cliente é informado sobre como funciona o atendimento, o tempo de atendimento, duração, mas alguns deles costumam entrar com outros assuntos, mesmos sabendo que seu tempo está próximo a se esgotar, assuntos esses , que demandariam uma outra sessão.

De acordo com a professora Olinda, a dinâmica sistêmica é: essa pessoa perdeu muito na vida e ainda está sendo influenciada pela memória traumática da perda. E também tem aqueles que querem incluir na sua terapia, toda a família, então a dinâmica é: essa pessoa está sob o efeito da memória do perpetrador.

É comum também se deparar com aqueles que duvidam do trabalho terapêutico, esses são os que esperam uma mágica da vida, então o profissional explicará para o cliente como funciona o trabalho com as constelações, isto é, que cura é jornada, e que só acontece quando o cliente está disposto a  confiar e seguir as orientações do seu constelador. 

Nesse mundo do mais, há aqueles que se sentem  tão gratos, que presenteia o seu constelador com presentes incríveis, isso indica que ele está em paz e feliz, podendo assim receber alta do terapeuta.

O constelador pode utilizar como ferramenta de cura, algumas frases para solução no momento do atendimento, que se bem colocadas, ajudarão o cliente a alcançar o estado desejado com menos sofrimento. Portanto, é preciso pensar em frases contextualizadas com o mundo sistêmico, como por exemplo sobre; Pertencimento, compensação, ordem, entre outras, desde que tenha coerência. E quando é bem colocada, revela a percepção do cliente e conclui a constelação.

Quanto aos cuidados, a recomendação é que o tempo de atendimento esteja claro para o cliente, o terapeuta deverá reservar para o atendimento um tempo de mais ou menos , duas horas, sendo 1:30 para o atendimento em si, e o restante para concluir com sugestões e orientações, caso haja necessidade.

É importante, checar com o cliente se ele encontrou o que foi buscar, se certificar de que ele esteja bem, agradecer e reconhecer a importância de tê-lo ali como instrumento de trabalho, dizendo a ele que aguarda a sua devolutiva pós constelação. O cliente precisa saber também que as portas estarão sempre abertas, caso sinta necessidade de retornar.

Em relação às orientações para o atendimento online, existem algumas dicas de facilitação para o cliente, como por exemplo: os recursos que mais utiliza para se interagir com as pessoas, ou seja, falar das várias possibilidades que facilitam um atendimento à distância.

O cliente merece todo respeito e atenção, e privacidade na hora do atendimento, é fundamental, todos precisam estar preparados, em locais confortáveis e iluminados. E se possível, deixar próximo uma xícara de chá, água, lenço de papel, talvez um caderno e canetas coloridas, entre outros, dessa forma se sentirá seguro e acolhido, essas são mais uma das inúmeras recomendações.

E para concluir, gratidão à Escola Real pela disponibilidade de ensinar.

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.