Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

SÍNTESE DO MÓDULO: O INCOMPREENSÍVEL E AS NOITES ESCURAS DA ALMA

SÍNTESE DO MÓDULO: O INCOMPREENSÍVEL E AS NOITES ESCURAS DA ALMA
Maria Aparecida Inácio Felipe
abr. 22 - 5 min de leitura
020

Esse módulo apresenta algo muito profundo que acontece com todos, e até então não tínhamos clareza e compreensão do do real significado e o que representa na vida do ser humano, que são as noites escuras da alma.

A Constelação considera como momentos difíceis e conturbados pelo qual todos passam , sem exceção.Pelo olhar sistêmico, quando o ser humano passa por essas noites escuras, ele se vê sem saída, parece que nada supre, vem o desânimo, a solidão e a tristeza profunda junto com uma sensação de impotência . 

Agora eu sei, as noites escuras da alma são memórias pessoais ou transgeracionais de momentos ou fases vivenciadas em algum momento no sistema. Todos passam por elas porque são oportunidades de crescimento, transformação e cura.

Quando alguém passa por uma situação crítica no aqui e agora, se sente sem condição de resolver o momento  presente, é porque um estímulo atual dispara uma memória que estava guardada há muito tempo  e o emocional não corresponde ao contexto.

Os fatos traumáticos acontecidos no sistema da árvore familiar, podem ter acontecido em gerações passadas, mas se não for olhado,vai passando de geração em geração causando muitos transtornos no momento presente, e pelo olhar sistêmico, não há sintoma incurável.

As memórias traumáticas ocupam espaço no mental do indivíduo que em primeiro lugar necessita de tratamento clínico, podendo também ser assistido por outros tratamentos alternativos , como por exemplo o acompanhamento com a terapia sistêmica.

Nesse período de noites escuras, a pessoa necessita ser olhada com empatia, o constelador precisa observar a carga que o cliente carrega para o sistema. E essas noites escuras da alma podem se manifestar de diferentes maneiras: uma doença grave, uma tristeza profunda, acontecimentos inexplicáveis, entre outros, e ninguém está livre de passar por elas, e quem faz a opção pelo  tratamento terapêutico sistêmico alimenta a possibilidade de cura porque compreende o presente, respeita e honra o passado, pois somos todos um.

Sábias as palavras da professora quando diz que é possível ir além das noites escuras, e isso só é possível quando a gente se preserva e se mantém humilde, pois elas são pessoais e intransferíveis, uns com mais outros com menos intensidade.

Cada vez mais compreendo a importância do olhar sistêmico para as questões que aparentemente não têm explicação.

Em relação ao contrato de confiança feito com uma pessoa próxima, considero válido, pois quando uma pessoa se encontra emocionalmente abalada, tem dificuldades de tomar decisões assertivas e objetivas, e num caso desses, aquele que firmou o contrato estará habilitado para providenciar o encaminhamento de um tratamento adequado para aquela pessoa que naquele momento se encontra impossibilitada de  tomar quaisquer decisão, visto que, uma doença mental pode acontecer com qualquer um.

Quem está fora da situação precisa ter um olhar caridoso para cuidar daquilo que precisa ser cuidado. E quando estamos passando pelas noites escuras da alma é que tomamos consciência  do quão frágil nós somos, e que somente uma força maior é capaz de nos libertar dessa grande escuridão, e certamente essa força é a Luz Divina.

A aula 4 trata de algumas especificidades em que o ser humano passa por noites escuras, como por exemplo a dislexia, o autismo e a gagueira, sendo que os dislexos têm dificuldades de perceber a realidade, e para auxiliar o tratamento convencional das especificidades citadas, o constelador indica um tratamento  terapêutico sistêmico, tendo em vista que esse pode proporcionar às pessoas necessitadas dessa intervenção, um alívio.

Todos eles carregam uma condição "especial" do sistema, e muitas vezes não são vistos, são discriminados, esquecidos e até excluídos, seja pela família ou órgãos governamentais. Para a Constelação, esses temas são muito difíceis de serem encarados pelas famílias que demoram para procurar um tratamento alternativo, e às vezes nem busca.

Quanto à Sexualidade e Afetividade , esse módulo ressalta a importância desses dois aspectos para que a vida possa seguir adiante. Tudo passa muito rápido, e tem decisões que não podem esperar, ou seja, tem situações que a vida exige de nós atitude e agilidade. E também que a sexualidade faz parte dos grandes prazeres da vida, mas se não for funcional pode adoecer os relacionamentos  e gerar grandes sofrimentos para os envolvidos.

E isso só pode ser aliviado quando é feito uma intervenção sistêmica, e a afetividade tem que equilibrar a sexualidade, caso contrário os envolvidos podem entrar e vivenciar dolorosas noites escuras. 

Para finalizar o conteúdo  fala sobre a boa e a má culpa, e segundo as Constelações Sistêmicas as pessoa que carregam o sofrimento do sistema são especiais, e a família tem que ser grata por ter esse anjo que se predispôs à essa condição de noite escura.

Na minha opinião, quem cuida de um ser "especial", também é "especial", pois ama e acolhe incondicionalmente, isto é, são anjos de luz. 

Luz Divina a todos!

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.