Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
Constelações SistêmicasVOLTAR

SINTOMAS

SINTOMAS
Beatriz Bristotti Bovo
mai. 4 - 4 min de leitura
010

SIN-TOMA

A palavra no dicionário tem diversos significados, normalmente é caracterizada por:  indício, um sinal ou traço de algo, e eu completo com um pouco de significado de intuição, uma intuição por onde se deve olhar. já pelo olhar da medicina, significa algo subjetivo que leva o médico investigar acerca da sua doença, para estabelecer um diagnóstico.

Desde pequena quando vou buscar uma palavra, o que mais me chama atenção é a etimologia, que é estudo da origem e da evolução das palavras que me leva a um entendimento da raiz e da formação, como se fosse a alma da palavra!

Por isso sempre a busco quando quero ir mais a fundo e entender o que tem além , neste caso a palavra alma de Sintoma vem do grego Sin = junção e Tomo = pedaços. Ou seja o sintoma significa  juntar as peças, completar... constelatória esta palavras não?

E sabe porque gosto de “analisar” as palavras? porque temos diversas palavras similares e com toda certeza usamos muitas delas de forma inadequada, mais quando olhamos para a raiz, a raiz é a base, é o que fortifica e o que traz a vida à tona.

Penso que se desde de “semente”  aprendêssemos a olhar os sintomas, seriamos pessoas muito mais bem resolvidas e saudáveis. já pensou que bonito se desde crianças ou miúdo como se diz em Portugal. aprendêssemos o que há por trás da emoção? da dor? da cura?  já pensou se tivesse quebra-cabeças ou jogo de cartas educativos para as crianças assim como os que ensina tabuada, palavras e  cores ?

Aprenderíamos mais que somar ou dividir, aprenderíamos a olhar, a identificar o porque sofremos, porque travamos, identificar que algo incomoda e que a vida é feita mais de possibilidades, que exatidão e que sempre teremos outros caminhos e possibilidades para olhar.

E se fôssemos ensinados assim qualquer sintoma, nenhum sintoma e algum sintoma seriam vistos antes de se tornarem algo mais grave e já necessitados de avaliação médica.

Voltando aos sintomas, tanto o pontual quanto o  recorrente aparece para que possamos acolhe-lo, seja o que for que estejamos tentando liberar de nossas vidas, ele é um efeito externo que aparece para sinalizar que algo precisa ser visto.

E ver não significa tentar acabar, pois olhar sintoma sem focar na causa é inútil, pois no momento em que relaxamos o sintoma brotará  de novo, por isso lutar em exclusividade contra o sintoma é desperdiçar energia e reforçar que há um problema.

Por exemplo os vícios são apenas um sintoma, de uma causa que não foi vista e mesmo depois de identificada continua sendo reforçada pois a pessoa continua procurando pelo que não foi visto.

Um sintoma, só vira doença após ser reforçado diversas vezes e não olhado, ou quando carregamos através de memórias transgeracionais  em dinâmicas ocultas.

O remédio é um reforço rápido da melhora para doença, mais não traz a cura ele mascara a causa e portanto quando a investigação médica e exames não conseguem encontram a causa da dor ou doença, um profissional de saúde ou terapeuta pode descobrir se o foco está na psique ou registrado na historia pessoal para que assim possa identificar quando uma dor física é fruto de uma emoção ou sentimento, e qual foi o fator que desencadeou esta doença ou sintoma.

A cura esta na seriedade e na vontade de ressignificar a causa, Edward Bach já dizia que "nossa saúde física depende do nosso modo de pensar, dos nossos sentimentos e emoções", por isso precisamos de reconexão, e de nos reconciliarmos com a vida.

Nós como estudantes e futuros terapeutas precisamos estar atentos e sempre olhando além do aparente, buscando com responsabilidade a causa dos sintomas apresentados afim de orientar restabelecer a saúde e a qualidade de vida de alguém, de quem sofre mostrando que não se corta o mal pela raiz, aprende-se a chegar na raiz através do mal, e chegando ao mal acolhemos ele com amor, é de fora para dentro!

 

 

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você