Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

SINTOMAS E CURA

SINTOMAS E CURA
Talita M. M. Yokoyama
ago. 29 - 3 min de leitura
010

Sintomas nos mostra o caminho para cura.

Há pouco comecei a observar em mim o que o sintoma tem para me mostrar. Os sintomas e as pessoas que os carregam devem ser acolhidos com amor e olhados com o coração, com gratidão.  Algo precisa ser visto e incluído para encontrarmos o caminho da cura.

Olhando para família paterna tem vários sintomas neurológicos, irritação muito grande, impulso de raiva, descontrole emocional, também acúmulo de objetos desnecessário, perca de memória, dificuldade com o sistema circulatório, sistema digestivo.

Meus antepassados vieram em meio a muita morte, tortura, tiveram que mudar de sobrenome para fugir das perseguições.

Alguns foram cangaceiros, Antônio Silvino - O Rei Dos Cangaceiros, piratas, tiveram bastante desavenças na família, traições, roubo entre irmãos, filhos tirando e enganando os pais, muita orfandade, mulheres tinham que submeterem-se aos homens, mulheres sem voz sem direitos.

Na família de minha mãe muitos problemas digestivos, fígado, estômago, esôfago, acalásia (estreitamento do esôfago causando dificuldade de engolir).

Muitos com problemas nos joelhos, pés, problemas relacionados ao caminhar, seguir em frente. Passaram por muita necessidades tinham pouco para alimentarem-se as mulheres que ficavam em casa deixavam de comer para sobrar para os que precisavam sair para trabalhar, hoje a maioria das mulheres são obesas.

Minha avó materna foi surpreendida durante a noite com o corpo de seu filho entregue por policiais. Meses depois pegou uma corrente de ar frio após um banho morno e ficou paralisada e passou o resto de sua vida acamada e por muitos anos sofreu calada a maus tratos por suas cuidadoras, neste tempo houveram tentativas desesperadas e incessantes de meu avô de faze-la andar novamente, ser curada, sem sucesso.

As mulheres do sistema falam muito, mas não falam sobre seus problemas e dificuldades, sofrem sozinhas, não se defendem e chegam a não conseguirem se alimentar de tanto “engolir” o que precisa ser dito, suportam a dor, as humilhações, ao ponto de quase não conseguirem caminhar de tanta sobre carga que sozinhas carregam.

As mulheres tem tempo para tudo e para todos menos para cuidarem de si próprias, de se olharem, de fazem algo que gostam, de se mimarem e fazerem algo para si pois não são prioridade.

Tenho aqui nesta formação aprendido que não preciso dar conta de tudo sozinha, que está tudo bem não conseguir as vezes e que posso sim pedir ajuda quando necessário.

Não estou só e posso ser mais leve.

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.