Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

SONHOS E PESADELOS

SONHOS E PESADELOS
Valeria de Victor
abr. 8 - 2 min de leitura
000

O fantástico mundo da simbologia dos sonhos

Por Carl Gustav Jung

Ao fazer a aula 5 do módulo 6 sobre sonhos e pesadelos, imediatamente recordei um sonho ruim que tive em um período em minha vida.

Os sonhos recorrentes costumam estar associados a experiências negativas que podemos interiorizar em forma de trauma emocional.

Podem ser interpretados como um aviso de que é preciso prestar atenção para sanar algum aspecto que foi reprimido sem cura.

Por uma fase em minha vida sonhei repetidamente o mesmo sonho em intervalos diferentes, foi uma fase conturbada em meu relacionamento, casada há 20 anos, trabalhando muito, os filhos na pré-adolescência e a doença do alcoolismo de meu companheiro na época estavam me sufocando.

O sonho inicia em uma caminho, muitas vezes no campo, eu caminhava tranquilamente até que o caminho ficava mais estreito e cada vez mais estreito.

Até se transformar em uma escadaria que também ia ficando mais estreita, tanto o espaço que eu tinha para andar quanto os degraus iam ficando menores que mal conseguia apoiar meus pés, e a partir daí eu ouvia passos atrás de mim e sabia que precisava fugir.

No fim da corrida, os degraus eram apenas pequenas madeiras presas na lateral de um túnel parecido com um poço e eu subia com muita dificuldade mas aterrorizada não parava e nem olhava pra trás para ver quem me seguia.

Sempre tentava gritar para pedir ajuda mas minha voz não saía, fazia extrema força mas nenhum som era emitido até que acordava tentando gritar.

Esse sonho desapareceu com o passar do tempo, após tomar decisões difíceis que me custaram caro mas que me deram novas oportunidades de conhecimento, trabalho e felicidade.

Tenho certeza que os sonhos são uma forma concreta de nos mostrar o que abstraímos dentro de nós mesmos.

É claro que eu estava sufocada, sem espaço, sem segurança para me apoiar, sem ser ouvida, enfim estava sim dentro de um poço tentando respirar e sair dessa situação.

Demorei um tempo para tomar as decisões mas sabia que elas viriam e que o tempo estava me preparando e me fortalecendo para o novo que viria.

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.