Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

TAREFA DE CONCLUSÃO

TAREFA DE CONCLUSÃO
Edna Kronemberger de Souza
jan. 25 - 2 min de leitura
000

Bônus III

Tarefa de Conclusão Bônus III- Constelações Épicas

As constelações épicas trabalham com temas de vida e morte (abortos espontâneos e provocados, irmãos anônimos, irmãos desconhecidos, etc.), que são divisores de água dentro de um sistema. Olham para as soluções e exigem uma tomada de consciência, disposição para fazer o que é necessário, reconciliação.  

As constelações épicas tratam de temas traumáticos. Percebemos os efeitos de abortos provocados, quando existem alguns sinais dentro do sistema, como um medo de morrer subitamente, dificuldade de dormir (os adultos ficam vigilantes e as crianças têm pesadelos), melancolia, tristeza, uma sensação de vazio, uma sensação de algo faltando, um sentimento de perigo, de solidão, de transparência, sensação de não ser visto (vontade de pedir socorro, mas com a certeza de que ninguém irá perceber), etc. 

Nestas situações, devemos pedir para o cliente fechar os olhos, imaginar os não nascidos e dizer a eles: “Agora eu vejo você! Agora eu sei! Gratidão!”

Tudo que toca nosso coração nos transforma, nos completa.

Quando as crianças recebem o olhar de reconhecimento, de validação dos pais dos avós, tornam-se adultos confiantes. Autoconfiança e autoestima estão ligados ao olhar de alegria e de orgulho dos pais (orgulho de proprietário).

O silêncio é ouro. Temos que ser cuidadosos com o silêncio e também com as palavras. Quanto maior o sentimento de abandono, mais difícil é o silêncio, mais difícil para a mente ficar em silêncio.  Quanto mais curamos a memória de orfandade, mais conseguimos ficar em paz e ampliar nosso estado de presença.

A dor da criança ferida tem que ser curada com terapia da compreensão, da conversão, do perdão, do discernimento de perceber que ninguém dá o que não tem, ninguém dá o que não recebeu. O não julgamento em relação aos pais, a aceitação de que o que os pais ofereceram foi suficiente.

Ao emanar o perdão e encontrar a gratidão, a pessoa sai da orfandade, ou seja, a conversão tira a pessoa da orfandade, do estado de tristeza. O terapeuta é uma ponte entre o amor necessário no coração da pessoa e o amor que ele pode obter na vida.

Estes são conhecimentos que nos ajudam a ter uma vida melhor, trazem sabedoria e nos levam a viver milagres.

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.