Quais são as ordens da ajuda? O que aprendeu neste módulo?
Existem 05 ordens da ajuda:
1º- Você só pode oferecer aquilo que tem. Só pode pedir aquilo que realmente precisa e só pode entregar aquilo que realmente o outro necessita;
2º- Tomar a realidade como ela é considerando as circunstâncias. Nunca considerar a queixa da pessoa desligada do todo. Quando consideramos o todo, achamos a solução;
3º- Tratar o outro como adulto. A ajuda deve acontecer de adulto para adulto. É uma relação de respeito. Eu tenho poder e ele também tem poder. Todos somos protagonistas de nossa história, inclusive o outro;
4º- Ao ouvir a queixa do cliente, não considerar só o aqui e agora, não considerar somente os relacionamentos mais próximos ou situações imediatamente correlatas na vida dele. Observar também todo o sistema do cliente, seus antepassados e sua história familiar;
5º- Dar ao cliente e ao seu sistema um bom lugar em seu coração. É o não julgamento. Você não pode criticar. Você precisa respeitar o destino das pessoas.
O que mais aprendi neste módulo?
a) É necessário haver uma intenção e perguntar ao cliente a cada constelação que resultado ele gostaria de obter.
b) Gramática das constelações: o cliente já começa a mostrar seu tema na hora do agendamento. É preciso estar atento para fazer a leitura de cada comportamento. Exemplos:
1- adiamento de constelação agendada - pode ter segredos. Se o cliente pedir desconto, provavelmente, terá uma situação com o pai. Se apresentar questões em relação ao horário, será uma situação com a mãe;
2- Se fala demais é porque está pranteando;
3- Se exige demais de você, está na memória do perpetrador que encontra o órfão. Se traz um tema no final da sessão, levando alguns minutos a mais do seu tempo, é porque está na memória traumática da perda, é carente, etc.;
c) Frases para soluções- são a ponte entre o estado atual do cliente e o estado desejado. Há frases de pertencimento, de compensação e de ordem. As frases selam a constelação. São frases que saem do coração do terapeuta para o cliente;
d) Cuidados após uma constelação - deixar duas horas entre um cliente e outro. Fazer perguntas de confirmação: perguntar ao cliente como ele está, o que esperava, o que recebeu e o que está levando;
e) Orientações sobre atendimento online - usar a ferramenta que o cliente preferir. Não crie dificuldade em relação à tecnologia. Peça para ter privacidade quando estiver em atendimento e avisar às pessoas que não poderá ser interrompido. Peça, ainda, que tenha uma caixa de lenço, um copo com água, chá, que coloque seu celular em um suporte e posicione a câmera bem na frente de seu rosto. É importante que suas feições fiquem bem visíveis;
f) As constelações não são episódios. São um estilo de vida.
#mod08#conclusão