Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

TAREFA DE CONCLUSÃO DO MÓDULO 3

TAREFA DE CONCLUSÃO DO MÓDULO 3
Cássia Regina zaparolli
mar. 30 - 2 min de leitura
030

 

Meus pais se conheceram em Mogi das Cruzes. Ela, vinda da região Oeste do Estado de São Paulo, cidade de Tupã. Não sei dizer se foi amor à primeira vista porque segundo me contaram, minha mãe tivera uma paixão que não foi aceita pelos meus avós e resolveram mudar de cidade.

Meu pai, Nelson, deve ter tido uma infância feliz e agitada, deve ter sido um garoto peralta e saudável. Nadava no rio Tietê e chegou a ganhar campeonatos.

Minha mãe, Yvone, tinha uma voz melodiosa, cantava na igreja, era Filha de Maria. Mas era brava, corria atrás dos irmãos menores com tamancos. Não queria que sujassem onde havia limpado. Fico só imaginando, porque isso acontecia em casa com meu irmão.

A vida conjugal dos meus pais não era feliz. Minha mãe sentia muito as dificuldades financeiras. Já meu pai trabalhava bastante. Saía ainda pela madrugada e voltava ao anoitecer.

Muitas foram as vezes que ouvia de minha mãe que meu pai não tinha juízo, que era fraco para beber, que não podia conviver próximo de parentes porque ele  beberia fora de controle se tivesse companhia. E ele afirmava que ela era ingrata, nunca estava satisfeita, só reclamava.

O olhar deles era triste.

Passei a infância e adolescência tentando conciliar e assumi papéis que não eram meus.

Quando, na velhice, minha mãe não quis que meu pai continuasse ao lado dela. Isso me foi muito doloroso. Eu tinha certeza do amor dele por ela, mas o inverso não me parecia verdadeiro. Sofri muito. Julguei a atitude dela e nem me dei conta que deveria observar a mãe, porém, só tinha olhar para ver a esposa ingrata.

Foram muitos anos em que ele, à distância, se dedicava para não faltar nada para ela, preocupado com suas mínimas necessidades.

Hoje, iniciando o aprendizado de Constelações Sistêmicas com Olinda Guedes, percebo a importância do não julgamento e dos princípios sistêmicos em nossa vida.

 

Cassia Regina Zaparolli

 

28/03/2021

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    030

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.