Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

TAREFA FINAL - MÓDULO 6 CONSTELAÇÕES

TAREFA FINAL - MÓDULO 6 CONSTELAÇÕES
Bárbara Silva Vessoni
jul. 25 - 3 min de leitura
000

O assunto “conto de fadas” interessou l-me bastante e me instigou a pesquisar mais além, oportunidade em que me deparei com o seguinte questionamento: “por que geralmente as mães morrem nos contos de fadas?”

Segundo HELLEN REIS MOURÃO, “isso significa que a filha psicologicamente não deve mais se identificar com a figura materna, ainda que a relação essencial positiva entre as duas exista”, pois há a necessidade de que a filha se desenvolva  como mulher, sem comparações ou imitações em relação à mulher que a mãe é ou foi.

Nesse sentido, a “morte” da mãe nos mostra o início do processo de amadurecimento da filha, ou seja, é o evento que desencadeia a busca pela forma pessoal daquela menina em se transformar em uma mulher única.

Desse modo, assim como para a filha “a morte da mãe” é muito importante para o seu desenvolvimento pessoal, para a mãe, essa “morte” também é de grande valia, ao passo que a libera de expectativas e possíveis frustrações em relação às decisões da filha.

Para Helen, “A morte da boa mãe nos contos, significa muito não só para a filha, mas também para a mulher. E essa perda sugere, simbolicamente, que a mãe deve retirar as projeções que fez em sua filha e assumir sua própria criatividade e poder feminino. Afinal, muitas mulheres projetam aquilo que não puderam ser em suas filhas, e assim deixam de viver seu potencial criativo.”

Achei incríveis todas essas percepções e senti de partilhar.

Indo mais a fundo no assunto “contos de fadas”, procurei saber a dinâmica oculta por trás de uma das histórias que mais me encantava enquanto criança: a história dos irmãos João e Maria.

Pesquisando a respeito percebi o quanto todo o assunto abordado neste conto refletiu a minha história pessoal enquanto criança que se sentiu desamparada com a separação dos pais, mas que mesmo assim encontrou forças e coragem para seguir a diante.

Além da identificação com a dor dos personagens centrais da história, o que me chamou bastante a atenção (e de certo modo acalentou meu coração) é que mesmo com o sentimento de abandono experimentado pelos irmãos eles conseguiram se conectar com a força interna necessária para superar as adversidades e os perigos da vida com muita sabedoria, mostrando que as respostas para a solução de todas as dores está dentro de nós e decisão de mudar é somente nossa.

Nós temos a condição de mudar a nossa realidade e o segredo para isso é olharmos para dentro e fortalecer o nosso interior, pois somos imbatíveis quando, enquanto adultos funcionais, estamos determinados a ser.

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.