Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

LIVRO: A VERDADE SOBRE O SOFRIMENTO HUMANO

LIVRO: A VERDADE SOBRE O SOFRIMENTO HUMANO
Eloni Gomes
ago. 8 - 5 min de leitura
000

#modulo 06

Leitura do livro “A verdade Sobre o Sofrimento Humano” e meu relato sobre sintomas, dinâmica sistêmica e significados.

O desenvolvimento humano implica num caminho que vai da dependência do meio e da família, em direção a uma maior independência. Assim, questões emocionais apresentadas pelos membros da família podem ter estreita relação com a dinâmica familiar.

A leitura do livro “A verdade sobre o sofrimento humano” veio acrescentar conhecimento de forma associativa sobre o meu sistema, inclusive identificando questões padronizadas e cristalizadas no mesmo. No entanto, a leitura nos apresenta condições para um bom desenvolvimento dentro do nosso sistema.

No decorrer da leitura me deparo com a situação do meu filho que fala muito e rói a unha. Momento de parar e refletir a respeito da dinâmica na qual nos encontramos.  Eu e meu esposo, somos tipicamente ativos, ambos trabalhamos com pessoas, e somos bastante inquietos.

Ao contrário da nossa mente que pode nos enganar, o sintoma é verdadeiro e fundamental para nos dar conta do que nos afeta.

Não pecamos como pais na intenção de pecar, mas é muito interessante, a partir da leitura, reconhecer sintomas em nossos filhos os quais, podíamos ter evitado. No entanto, traz presente também a questão da educação e da saúde, e nos proporciona uma nova maneira de olhar para tal, complementando a alfabetização de forma a diferenciar tanto em âmbito escolar como no lar, pois onde existe adoecimento também existe a cura ou vice e versa.

Ao pensar e analisar todos os acontecimentos de maneira sistêmica, damos novos sentidos para a cura, através de uma expressão de memória traumática, e sendo assim, me utilizando do exemplo do meu filho, vejo que ele só poderá se dar conta desse sentimento a partir da  melhora, do controle  da ansiedade e da evolução de meu esposo  e eu.

Se “algumas curas vêm a acontecer através do conhecimento e pela própria identificação na necessidade de olhar para o novo”, nos casos em que a “doença” da família emerge via sintoma, eu sempre permaneci em um ciclo de sintomas. Meu organismo sempre se manifestou de uma maneira ou outra, sempre esteve a me mostrar que algo não estava de acordo.

Uma análise das minhas vivências pessoais e das memórias transgeracionais se fez necessária, além de reconhecer algumas dificuldades de ordem emocional.

Doença crônica nos mostra dinâmicas de exclusão, violação da ordem, desequilíbrio entre dar e receber. Exatamente isso! Bingo! Há mais ou menos uns 10 anos, manifestou-se em mim uma enxaqueca crônica, que até o presente momento não compreendia.  Por não compreender, recentemente manifestou-se uma gastrite crônica. Essa última me fez realmente parar e repensar.  “O sintoma precisa ser ouvido e a mensagem ser entendida”. Ótimo!

E se a dor pode ser aliviada, mas a verdade tem que prevalecer, busco essa verdade para dar entendimento a tudo que meu corpo tem manifestado.

Voltamos então lá na minha infância!

Mágoas não entendidas e não compreendidas sobre meus pais, dinâmica emocional com memória do amor e do ódio com os pais, meu estômago, minha infância difícil, coração ainda ferido, eu os amo mas ainda existe ressentimento!

Como assim?!      

Insegura muitas vezes, dizendo muito sobre a minha relação com meus pais, falta de paz, de amor saudável, de inclusão, de compensação e ordem. Ufa! quantas palavras que mexem comigo. Inseguros não param... euzinha, e assim, as dúvidas irão dando espaço para o entendimento, para que minha vida possa fluir.

Se a “coragem e humildade são as condições essenciais para a cura”, estou no caminho certo, A mensagem fica bem clara para mim... cuidar de mim e não do outro, restabelecimento de ordem, equilíbrio, repouso. Não me dou o direito de repousar, usufruir. Em alguns aspectos consegui ver as coisas de outra maneira, enfrentando a realidade.

Hoje, compreendo que a doença vem para nos alertar. As tarefas me levaram e levarão na busca pela compreensão, complementação e integração, até chegar a aceitação.

Se o entendimento sistêmico é olhar além, também de um ponto de vista espiritual, foi o que me impulsionou para a explicação e o sentir de formas diferentes dentro da minha dinâmica sistêmica.    

Na busca de um entendimento maior, a técnica da constelação tem me mostrado claramente a importância de permanecemos eternos a partir das leis do amor, dentro de um conjunto, da família de origem, ou muitas vezes se manifestando em nosso corpo, como memória pessoal ou transgeracional, como tem ocorrido na minha vida.  

Se me cabe observar, a tarefa implícita e depois o que está explícito para a contemplação dessas dificuldades, ampliarei meu olhar  para a  ajuda que será benéfica  a partir do respeito, do destino, sem uma espera de mudança , mas sim com melhoras concluídas com êxito, me tornando um ser melhor, e aberta a ajustes, sendo empática comigo e para com o outro.

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.