Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

REFLEXÕES

REFLEXÕES
Bárbara Silva Vessoni
ago. 2 - 3 min de leitura
020

MÓDULO 10 - REFLEXÃO SOBRE A AULA 03

Muito antes de iniciar o curso aqui, eu já lia a respeito das constelações sistêmicas porque, pra mim, essa é uma ferramenta de autoconhecimento incrível. E uma dúvida que me acompanhou por um bom tempo era sobre o que significava “tomar pai e mãe”, especialmente em relação àqueles que não tiveram a presença física de seus pais ou tiveram pais disfuncionais.

Depois de algumas aulas, pude compreender a diferença entre genitor(a) e pai/mãe e isso já iluminou muitas coisas na minha mente, fazendo-me ter uma compreensão muito grande sobre o que é ser pai e ser mãe.

Essa compreensão ficou ainda mais clara depois da aula 03 desse módulo (10) quando a nossa querida professora falou sobre “adotar” um pai e uma mãe; adotar o que de fato é ser pai/mãe e o que de mais saudável deveria existir entre uma relação de pai/mãe e filho.

Não é difícil de ver que assim como muitas pessoas têm dificuldades de exercer a função de pai/mãe, outras a exercem com profunda naturalidade porque são puramente amor e, por assim serem, transbordam em palavras de carinho, conselhos e consolo – e isso é lindo!

Poder ensinar, guiar, aconselhar, bem-querer os filhos de outras pessoas como sendo seus, partindo da compreensão de que todos somos partes de uma mesma família universal, e que o bem-estar de um reverbera no bem-estar de todos, é encantador.

Dessa aula e de todas as outras em que a professora já falou sobre esse tema, eu reforço em mim algo que eu sempre acreditei: a cura está dentro de nós e só cabe a nós mesmos fazermos algo para encontrá-la.

O que eu quero dizer com isso é que, se por ventura, você que está lendo esse texto, não teve a presença dos pais em sua vida ou teve pais disfuncionais, você pode fazer diferente a partir de agora, isto é, você não precisa mais ficar refém dessa triste realidade, pois você pode escolher curar essa ferida por meio da “adoção” de pais que possam te dar o amor, a atenção e o carinho que você precisa e merece.

Existem muitas pessoas transbordando amor em seu entorno, então  treine seu coração para entrar nessa mesma sintonia que elas e você as encontrará, pois tudo nesse grande universo é movido a energia.

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    020

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.