Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
Constelações SistêmicasVOLTAR

TEMAS EXISTENCIAIS: POR QUE ISSO ACONTECE COMIGO? MÓDULO 6

TEMAS EXISTENCIAIS: POR QUE ISSO ACONTECE COMIGO? MÓDULO 6
Maria Aparecida Inácio Felipe
mar. 15 - 4 min de leitura
070

     Compreendo que as tais situações repetitivas podem ser memórias trans geracionais que em algum momento precisam ser resolvidas para que a vida flua suave. A Constelação Sistêmica ensina que há lições que não foram resolvidas no sistema, portanto estão em aberto esperando que alguém seja tocado e se disponibilize a fazer as intervenções necessárias, com objetivo de auxiliar na liberação das gerações anteriores, as próximas e as atuais .

Frequentemente os questionamentos vêem à tona: Por que isso acontece comigo? Ou, Novamente essa situação em minha vida? Um dos caminhos para se obter uma resposta satisfatória o estudo sobre Constelação Sistêmica oferece, seguida de diferentes formas de intervenções sérias, responsáveis e funcionais que beneficie todo o sistema de quem busca. É comum o ser humano pensar que o sofrimento é normal, mas o estudo do conhecimento sistêmico amplia e direciona um olhar mais atencioso para essa questão, ou seja é preciso fazer uma reflexão de como seria a vida sem dor,  preocupações, angústias, ansiedades, entre outros.

    Agora eu sei, esse estilo de vida identifica que o que impede uma vida tranquila, isso é lealdade, está no sistema e necessita ser olhado. Será que aquilo que é considerado normal é bom? De acordo com esse rico conhecimento, é preciso dar atenção para os pequenos sintomas cotidianos, que aparentemente parecem normais, e se não for olhado e cuidado com carinho pode gerar um desequilíbrio no organismo causando danos difíceis de serem solucionados.

A aula 3 desse módulo apresenta alguns desses sintomas considerados como corriqueiros, e entre eles estão:

  • Melancolia- indica saudade da pátria- mãe, isto é o vínculo do amor interrompido;
  • Angústia- pode-se dizer que está faltando a presença da mãe. Mamãe, cadê você?
  • Ansiedade- o ensino sistêmico nos mostra que há pressa de se chegar logo a algum lugar, está buscando o pai. Papai, onde você está?

           Estudos apontam que mundialmente o número de pessoas deprimidas é grande, e que a depressão pode se manifestar de várias formas, porém além do acompanhamento médico é possível o indivíduo também se beneficiar do conhecimento e intervenção da Constelação Sistêmica que irá identificar uma memória de orfandade de mãe, e talvez esses só tenham tido genitores.

Pais funcionais assistem seus filhos tornando-os adultos seguros. Esse novo estilo de vida percebe que há um filho procurando o seu lugar de filho, quando apresenta os sintomas de depressão, está querendo  gritar para o mundo: Não aguento mais, quero o meu lugar de filho!

      Entre os sintomas cotidianos também tem a insônia, que acompanham àqueles que não dormem bem, por que será que isso acontece? O conteúdo da aula 6.3 responde: quem tem insônia faz um movimento inconsciente de vigilância porque o sistema se encontra em perigo.

   Que bom que diariamente somos presenteados com grandes oportunidades de transformação!

Na visão sistêmica, tudo o que causa sofrimentos, são sintomas, ou tudo o que acontece vez ou outra e que aparentemente parece normal, na verdade é o resultado de memórias pessoais ou transgeracionais atuando no aqui e agora. Tudo que traz dor e sofrimento não deve ser considerado normal, mas como uma situação que necessita de intervenção sistêmica.

Os estudos mostram que os sonhos mostram acerca de como está o emocional de uma pessoa, e aqueles repetitivos apontam para os pontos que necessitam ser tratados, e o sonhos ruins são pesadelos. Considera ainda que na maioria das vezes, os sonhos trazem memórias de fatos que podem ter acontecido neste ou em outro espaço, e seguindo a linha dos sonhos, os pesadelos são considerados como uma situação grave porque é uma memória traumática.

      E para concluir esse módulo, a professora nos faz relembrar e repensar a dinâmica dos "Contos de Fadas", esses têm um significado sistêmico coletivo e específico, na maioria deles a dinâmica diz respeito aos traumas dentro do sistema.

        Mas como diz a professora Olinda Guedes, normal mesmo e ser feliz! 

 

     

 

Participe do grupo Constelações Sistêmicas e receba novidades todas as semanas.


Denunciar publicação
    070

    Indicados para você


    Saber Sistêmico - Comunidade da Constelação Familiar Sistêmica

    Verifique as políticas de Privacidade e Termos de uso

    A Squid é uma empresa LWSA.
    Todos os direitos reservados.